UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 4

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
 Os jovens e os dilemas da sexualidade
Atualmente, os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo. A sexualidade tem sido discutida de forma mais “aberta”, nos discursos pessoais, nos meios de comunicação, na literatura e artes. Entretanto, essa aparente “liberdade sexual” não torna as pessoas mais “livres”, pois ainda há bastante repressão e preconceito sobre o assunto. Além disso, as regras de como devemos nos comportar sexualmente prevalecem em todos os discursos, o que se torna uma questão velada de repressão.
O jovem do século XXI é visto como livre, bem informado, “antenado” com os acontecimentos, mas as pesquisas mostram que, quando o assunto é sexo, há muitas dúvidas e conflitos. Desde dúvidas específicas sobre questões biológicas, como as doenças sexualmente transmissíveis, até conflitos sobre os valores e as atitudes que devem tomar em determinadas situações.
Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes. A mídia, salvo exceções, contribui para a desinformação sobre sexo e a deturpação de valores. A superbanalização de assuntos relacionados à sexualidade e das relações afetivas gera dúvidas e atitudes precipitadas. Isso pode levar muitos jovens a se relacionarem de forma conflituosa com os outros e também com a própria sexualidade.
Enfim, hoje existe uma aparente liberdade sexual. Ao mesmo tempo em que as pessoas são, em comparação a anos anteriores, mais livres para fazer escolhas no campo afetivo e sexual, ainda há muita cobrança por parte da sociedade, e essa cobrança acaba sendo internalizada; assim, as pessoas acabam assumindo comportamentos e valores adotados pela maioria.
(www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/sexualidade, baseado nos estudos de Ana Cláudia Bertolozzi Maia. Adaptado.)
De acordo com o texto, é correto afirmar que hoje
a) é flagrante a banalização das relações afetivas e do sexo.
b) o jovem tem, na realidade, menos liberdade sexual.
c) a sexualidade do jovem está isenta de preconceito.
d) a repressão sexual é mais explícita que no passado.
e) as mudanças sexuais têm sido cada vez mais proteladas.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 15
Brasil: Seu destino é crescer. ...
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 74
De Juscelino Kubitschek, como presidente, em mensagem ao Congresso Nacional (15.03.1956): ...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 41
In the last sentence of the text, the words “the link” establish a relation between a) poor health and too much sleep. b) sleep and life span. c) less than seven hours and more than eight hours. d) life and death. e) illness and health.
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 69
"Convém ter muita advertência nas prisões que fizer nas pessoas que hão de sair ao auto público, que se faça tudo com muita justificação pelo muito que importa à reputação e crédito do Santo Ofício e a honra e fazenda das ditas pessoas,...
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 16
Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me...