UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 22

Ciências da Natureza / Biologia / Invertebrados: Grupos mais Complexos / Artrópodes: Insetos
O termo “vermes” é aplicado indistintamente para designar invertebrados alongados e de corpo mole, principalmente do grupo dos anelídeos. Na charge, os “vermes” desenhados provavelmente são larvas de insetos.
(Fernando Gonsales, Níquel Náusea – botando os bofes de fora.
Devir 2002.)
 
Sobre esses dois grupos, anelídeos e insetos, podemos afirmar corretamente que
a) ambos apresentam o corpo segmentado e revestido por um exoesqueleto. Nos anelídeos terrestres esse exoesqueleto é bastante fino e flexível e nos insetos é quitinoso e rígido, conferindo proteção e sustentação.
b) o padrão vermiforme das larvas de insetos é a principal evidência de que os artrópodes, grupo ao qual os insetos pertencem, surgiram a partir dos anelídeos, pois reproduzem um estágio anterior da evolução.
c) observamos mais insetos, o que nos dá a falsa impressão de um maior número de espécies desse grupo. Porém, o número de espécies de anelídeos conhecidas é superior, pois inclui muitos grupos marinhos e terrestres.
d) a segmentação do corpo está presente em ambos e a organização do sistema nervoso é semelhante. Os insetos, porém, possuem exoesqueleto, caráter evolutivo de importância fundamental no grupo.
e) os anelídeos são terrestres e aquáticos e a maioria das espécies alimenta-se de detritos, estando no final da cadeia alimentar. Já os insetos são aéreos e terrestres e a maioria é herbívora, sendo, portanto, consumidores primários.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 33
O fato de o poeta reconhecer em si a existência do menino indica que ...
UNIFESP 2005 – Questão 26
Em um cruzamento de um indivíduo AA com outro aa, considerando que o alelo A é dominante sobre a, a proporção fenotípica observada em F2 significa exatamente que: ...
Base dudow 2000 – Questão 30
Os organismos como os cajueiros, os gatos, as amebas e as bactérias possuem, em comum, as estruturas: a) Lisossomos e peroxissomos. b) Retículos endoplasmático e complexo de Golgi. c) Retículo endoplasmático e ribossomos. d) Ribossomos e membrana plasmática. e) Ribossomos e centríolos.
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 11
Nos versos apresentados por Antonio Candido, fica evidente que o eu lírico: a) reconhece a amada como única forma de não sofrer pela morte. b) se mostra frustrado e angustiado pela possibilidade de morrer. c) considera o presente desagradável, tanto quanto a morte iminente. d) se entrega ao amor da amada para burlar o tempo e atrasar a morte. e) convida a amada a aproveitar o presente, já que a morte é inevitável.
Base dudow 2000 – Questão 21
No 1º. Torneio "Inter-Reinos" de Futebol, organizado pela Federação Taxonômica Internacional, cinco equipes disputaram os jogos entre si. Um "jogador" se destacou como artilheiro, levando seu time a vencer o campeonato. Esse "jogador" pertencia a...