UNIFESP port e inglês 2016 – Questão 22

Linguagens / Literatura
  O Simbolismo é, antes de tudo, antipositivista, antinaturalista e anticientificista. Com esse movimento, nota-se o despontar de uma poesia nova, que ressuscitava o culto do vago em substituição ao culto da forma e do descritivo.
(Massaud Moisés. A literatura portuguesa,
1994. Adaptado.)
 
Considerando esta breve caracterização, assinale a alternativa em que se verifica o trecho de um poema simbolista.
a) “É um velho paredão, todo gretado, Roto e negro, a que o tempo uma oferenda Deixou num cacto em flor ensanguentado E num pouco de musgo em cada fenda.”
b) “Erguido em negro mármor luzidio, Portas fechadas, num mistério enorme, Numa terra de reis, mudo e sombrio, Sono de lendas um palácio dorme.”
c) “Estranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mármor luzidio, Entre um leque e o começo de um bordado.”
d) “Sobre um trono de mármore sombrio, Num templo escuro e ermo e abandonado, Triste como o silêncio e inda mais frio, Um ídolo de gesso está sentado.”
e) “Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras...” 

Veja outras questões semelhantes:

FAMERP 2015 – Questão 61
Deduz-se, da leitura da primeira estrofe, que “o poeta” a que se refere o poema a) livra-se por completo de sua dor ao compor o poema. b) sente dor, mas, ainda assim, não se exime de compor o poema. c) sente dores falsas, que o motivam a compor um poema. d) transforma sua dor sentida em outra, simulada, diferente da original. e) expressa sem artifícios sua dor, o que fica caracterizado na palavra “deveras”.
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 86
A figura representa uma célula de eletrólise de soluções aquosas com eletrodo inerte. Também são fornecidos os potenciais-padrão de redução (E0) de algumas espécies. ...
UNICAMP 2016 – Questão 42
Leia o poema “Mar Português”, de Fernando Pessoa. ...
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 41
According to the text, the boomer generation a) doesn’t wish to retire because they believe that work gives meaning to life. b) competes for jobs with the young new grads and midlifers. c) hasn’t saved enough money and has to continue working during retirement years. d) doesn’t care if jobs are scarce because people are always reinventing themselves. e) prefers health coverage rather than to dream of wealth.
UNIFESP 2019 – Questão 22
Guardadas as proporções, o ambiente retratado no texto de Gilberto Freyre aparece com destaque na produção literária de a) Euclides da Cunha. b) Machado de Assis. c) Aluísio Azevedo. d) José Lins do Rego. e) Lima Barreto.