UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 1

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase / Caracterização - Modernismo Brasileiro: 3a Fase
Leia o trecho do poema de Ruth do Carmo, extraído dolivro Sobre Vida.
Tio
Meu tio está velho
e não entende
o que se fala
(ouve menos)
mas está aqui,
ali, sentadinho,
sem camisa,
magro,
os pelos do peito
esbranquiçados.
O meu velho tio olha ao redor,
às vezes trocamos ideias
(tentamos).
 
É correto afirmar que o eu lírico:
a) apresenta o tio como um peso à rotina familiar, o que se pode comprovar com os versos Meu tio está velho / e não entende o que se fala / (ouve menos).
b) se reporta à fragilidade do tio e demonstra afeição por ele, o que se comprova com os versos mas está aqui, / ali, sentadinho.
c) se distanciou deliberadamente do tio, o que se comprova com os versos às vezes trocamos ideias / (tentamos).
d) tem o tio como uma pessoa atenciosa e cautelosa, o que pode ser comprovado com o verso O meu velho tio
olha ao redor.

e) sente que o tio tem pouco interesse pelas pessoas, o que se comprova com os versos e não entende / o que se fala.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 44
No Brasil, a presença feminina em postos de trabalho cresceu, mas ainda não é elevada em cargos de chefia, quando comparada a dos homens. Isso se deve à a) baixa taxa de desemprego. b) dupla jornada de trabalho e barreiras culturais. c) elevada taxa de fertilidade do país. d) escolaridade superior entre as mulheres, maior que entre os homens. e) contratação da mulher em atividades domésticas.
Base dudow 2000 – Questão 42
Achar que a mudança da língua é um perigo é como achar que o bebê está "em perigo" de crescer. Está só mudando, como sempre mudou, se não ainda estaríamos falando latim. ...
FUVEST 2007 – Questão 60
No trecho da canção de Paulinho da Viola e nos quadrinhos de Juarez Machado, representa-se um desencontro, cuja razão maior está a) na eliminação dos desejos pessoais. b) nas imposições do cotidiano moderno. c) na falta de confiança no outro. d) na expectativa romântica das pessoas. e) no mecanismo egoísta das paixões.
Base dudow 2000 – Questão 53
Nesta tira, a figura do boneco de madeira põe em evidência a: a) coesão. b) realidade. c) metalinguagem. d) intertextualidade. e) variedade linguística
UERJ 2012 – Questão 2
O quadro produz um estranhamento em relação ao que se poderia esperar de um pintor que observa um modelo para sua obra. Esse estranhamento contribui para a reflexão principalmente sobre o seguinte aspecto da criação artística: a) perfeição da obra. b) precisão da forma. c) representação do real. d) importância da técnica.