UNICAMP 2025 – Questão 33

Ciências Humanas / História / O Regime Militar / João Figueiredo (1979 - 1985)
Texto 1

(Charge do cartunista Henfil que trata da participação da sociedade civil na Assembleia Nacio-
nal Constituinte, convocada em 1985 e cujos trabalhos resultaram na Constituição de 1988.
Disponível em: https://museudarepublica.museus.gov.br/com-32-anos-a-constituicao-brasilei-
ra-esta-disponivel-na-colecao-memoria-da-constituinte/. Acesso em 20/08/2024.)

 
 
Texto 2
A reinvenção da democracia é um questionamento posto no Brasil há bastante tempo e leva em conta a necessidade de aprofundá-la e radicalizá-la, no sentido de estendê-la às relações sociais no seu conjunto. A Constituição de 1988 é um marco dessa reinvenção, pois, ao considerar o direito à diferença, redefiniu a noção de cidadania. Não há como falar em igualda-de se as diferenças persistirem e forem usadas como base para a desigualdade e a discriminação.
(Adaptado de DAGNINO, E. Para retomar a reinvenção democrática: qual cidadania, qual
participação?.Fórum Social Nordestino, Recife, p. 1, 2004).


De acordo com os textos 1 e 2, é correto afirmar que a Constituinte de 1988 ajudou a reinventar a democracia brasileira, pois
a) tornou autônomos os conceitos de cidadania e democracia, que se relacionam com a esfera da liberdade individual; tal liberdade promove a igualdade nas relações sociais.
b) estabeleceu a negociação democrática da diferença; tal negociação passa a ser concebida como parte do ordenamento jurídico e da convivência entre os grupos e as classes sociais.
c) reforçou diferenças e limitou o princípio jurídico da igualda- de, tornando cidadania e democracia conceitos autônomos e radicalizados.
d) abriu espaço para a participação da sociedade civil, o que tornou mais diversa, e, portanto, mais desigual, a representação política.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2005 – Questão 36
Analise os dados da tabela e do gráfico. ...
ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 74
Tahuantinsuyu — nome do Império Inca em quéchua — era dividido em quatro partes ou suyus: Chinchaysuyu (noroeste do Peru e Equador), Antisuyu (parte amazônica do império), Collasuyu (atual Bolívia) e Condesuyu (costa do Oceano Pacífico) e...
ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2011 – Questão 43
A consolidação do regime democrático no Brasil contra os extremismos da esquerda e da direita exige ação enérgica e permanente no sentido do aprimoramento das instituições políticas e da realização de reformas corajosas no terreno...
UNESP (julho) 2008 – Questão 53
A vitória da Inglaterra, da França e dos Estados Unidos na Primeira Guerra tinha o caráter de consagração da democracia e de triunfo definitivo do liberalismo sobre as tramas reacionárias do Congresso de Viena. A guerra também agudizou os...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 64
Disponível em: http://atlasescolar.ibge.gov.br. Acesso em: 2 out. 2015 (adaptado). Disponível em: http://imgms.almanaque.abril.com.br. Acesso em: 2 out. 2015. No planejamento das ações governamentais, a segunda forma de regionalização apresenta a vantagem de a) respeitar a divisão político-administrativa. b) reconhecer as desigualdades sociais. c) considerar as identidades culturais. d) valorizar a dinâmica econômica. e) incorporar os critérios naturais.