UNICAMP 2018 – Questão 23

Ciências Humanas / História / Brasil Império
As plantações de mandioca encontradas pelas saúvas cortadeiras nas roças indígenas eram apenas uma entre várias outras. Em muitas situações, a composição química das folhas favorecia a escolha de outras plantas e a folhagem da mandioca era cortada apenas quando as preferidas das saúvas não eram suficientes. Já na agricultura comercial, machados e foices de ferro permitiam abrir clareiras em uma escala maior, resultando em grande homogeneidade da flora. Nas lavouras de mandioca de finais do século XVII e do início do século XVIII, as folhas da mandioca tornavam-se uma das poucas opções das formigas. Depois de mais algumas colheitas, a 8 infestação das formigas tornava-se insuportável, por vezes causando o completo despovoamento humano da área.
(Adaptado de Diogo Cabral, ‘O Brasil é um grande formigueiro’: território, ecologia e a história ambiental da América Portuguesa – parte 2. HALAC – História Ambiental LatinoamericanaCaribeña.
Belo Horizonte, v. IV, n. 1, p. 87-113, set. 2014-fev.2015.)

 
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre História do Brasil Colônia, assinale a alternativa correta.
a) A principal diferença entre as lavouras indígenas e a agricultura comercial colonial estava no uso de queimadas pelos europeus, o que não era praticado pelas populações autóctones.
b) Comparadas à mandioca cultivada pelos indígenas, as novas espécies de mandioca trazidas da Europa eram menos resistentes às formigas-cortadeiras, e por isso mais susceptíveis à infestação.
c) Os colonizadores introduziram no território colonial novas espécies de mandioca e milho, que desequilibraram o sistema agrícola ameríndio, baseado no sistema rotativo de plantação.
d) A agricultura comercial tendia à homogeneização da flora nas lavouras da América Portuguesa, combinando tradições europeias de plantio com práticas indígenas.

Veja outras questões semelhantes:

UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 9
 Observe a imagem: ...
UNICAMP 2011 – Questão 19
Para se obter Vm, o radar mede a diferença de frequências Δf , dada por Δf = f – f0 = ±Vmc.f0, sendo f a frequência da onda refletida pelo carro, f0 = 2,4.1010 Hz a frequência da onda emitida pelo radar e c = 3,0.108 m/s a velocidade da onda...
Base dudow 2000 – Questão 47
O Ato de Navegação (1651), baixado por Cromwell, teve amplas repercussões, destacando-se, entre outras, a) a decadência da Revolução Puritana, com a volta de Carlos II. b) o término do conflito entre a Inglaterra e os Países Baixos. c) o surgimento de um movimento no Parlamento no sentido de constitucionalização da monarquia. d) o estabelecimento da supremacia inglesa nos mares. e) a dissolução da "Commonwealth", com a separação da Irlanda da Inglaterra.
UNICAMP 2018 – Questão 66
(Bruno Fonseca. Facebook. Disponível em https://www.facebook.com/museumazzaropi/. Acessado em 31/08/2017.) Considerando os sentidos produzidos pela tirinha, é correto afirmar que o autor explora o fato de que palavras como “ontem”, “hoje” e “amanhã” a) mudam de sentido dependendo de quem fala. b) adquirem sentido no contexto em que são enunciadas. c) deslocam-se de um sentido concreto para um abstrato. d) evidenciam o sentido fixo dos advérbios de tempo.
UNESP (julho) 2014 – Questão 35
Em 1534, a Coroa portuguesa estabeleceu o regime de capitanias hereditárias no Brasil Colônia. Entre as funções dos donatários, podemos citar ...