UNICAMP 2017 – Questão 50

Ciências Humanas / História
A dona de casa entre as classes populares urbanas é uma personagem maior e majoritária. A dona de casa não tem muitas papas na língua. Muitas vezes é uma rebelde, tanto na vida privada quanto na vida pública. E não raro paga um alto preço por isso, como alvo principal de violências que podem chegar ao crime “passional”.
(Adaptado de Michelle Perrot, “Figuras e papéis”, em Philippe Ariès(org.),História da vida privada. São Paulo: Companhia das Letras,1991. v. 4, p. 146.)
 
A mulher das classes populares nas sociedades urbanas do século XIX na Europa
a) tinha múltiplas funções, como educar os filhos, cuidar da casa e administrar as finanças, mas vivia restrita ao espaço doméstico e por isso sua rebeldia era punida com violência.
b) era responsável pelo trabalho doméstico e muitas vezes tinha uma jornada dupla, pelo trabalho externo que realizava em fábricas, pequenos comércios e outros serviços.
c) sofreu estigma e violência por revolucionar os costumes e liderar o movimento de conquista do voto feminino.
d) contrariava o senso comum de ser cordata e obediente, pois sua condição social indicava que não tinha referencial de uma boa educação.

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2016 – Questão 42
Leia o poema “Mar Português”, de Fernando Pessoa. ...
FGV Economia 2009 – Questão 51
A ligação entre os reformadores com o poder político pode ser verificada por meio ...
ENEM 3ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 24
TEXTO I ...
Base dudow 2000 – Questão 47
A Grande Guerra de 1914 foi uma consequência da remobilização contemporânea dos antigos regimes da Europa. Embora perdendo terreno para as forças do capitalismo industrial, as forças da antiga ordem ainda estavam suficientemente dispostas e...
UNIFESP 2005 – Questão 65
“Em meados da década de 1890, em meio à terceira longa depressão em três décadas sucessivas, difundiu-se na burguesia uma repulsa pelo mercado não regulamentado, em todos os grandes setores da economia”. O autor (Martin Sklar, 1988) está se referindo à visão dominante entre a burguesia no momento em que o capitalismo entrava na fase a) globalizada. b) competitiva. c) multinacional. d) monopolista. e) keynesiana.