UNICAMP 2017 – Questão 12

Linguagens / Literatura
“São Francisco botava o dedo nas feridas dos leprosos. Mas é que ele era um santo, fazia milagres, e ela é simplesmente Doralice Leitão Leiria, um ser humano como qualquer outro.”
(Érico Veríssimo, Caminhos cruzados.
São Paulo: Companhia de Bolso, 2016, p.77.)
 
“ — Queres seguir a política? Então? Procura imitar Bismarck! Haverá padrão melhor?”
(Idem, p. 290.)
 
Os fragmentos acima captam um dos traços principais de Caminhos cruzados no que diz respeito à identidade narrativa das personagens. Considerando o conjunto do romance, tal traço consiste em uma
a) percepção de que a necessidade de status na vida social e a produção de desejos políticos e religiosos nascem da cópia de um modelo consagrado.
b) afirmação, por meio do narrador, da necessidade de protagonistas bem construídos para o êxito da narrativa ficcional.
c) recusa dos modelos bem sucedidos na vida social, pois eles constrangem a imaginação artística e moral dos romancistas.
d) representação literária da condição humana, que não necessita de figuras imaginárias para atribuir sentido à vida religiosa e política.

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2011 – Questão 45
Com relação à fruticultura na região do Vale do São Francisco no Nordeste brasileiro, é correto afirmar que ...
FATEC 2017 – Questão 50
Segundo o texto, pode-se afirmar que ...
FAMEMA 2020 – Questão 3
Na situação apresentada, o sapateiro ...
UNICAMP 2015 – Questão 17
O nitrogênio é um elemento essencial para as plantas, podendo ser obtido do solo ou da atmosfera. No último caso, verifica-se a associação entre plantas e bactérias, que irão captar moléculas de nitrogênio e convertê-las em compostos...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 37
Comportamento geral ...