UNICAMP 2016 – Questão 30

Ciências Humanas / Geografia / Composição Étnica Brasileira / Etnias
Considerando as atuais características demográficas da população indígenas brasileira, assinale a alternativa correta.
a) Ainda existem etnias indígenas isoladas no interior da Amazônia, vivendo em grandes aldeias, com predominância de idosos, e desenvolvendo roças para o autoconsumo.
b) A atual população indígena brasileira supera, em contingente e em etnias, os habitantes nativos encontrados no início da colonização no século XVI.
c) Enquanto a população indígena do centro-sul obteve crescimento demográfico, a população habitante da Amazônica apresentou forte redução de contingente.
d) Verifica-se a tendência de reversão da curva demográfica, tendo em vista o crescimento atual da população indígena no país, sendo que a maior parcela desse contingente vive em áreas rurais.
Esta questão recebeu 16 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2016 – Questão 76
A preocupação com a emissão de gases poluentes no meio ambiente está muito presente na indústria automobilística. Recentemente, uma das soluções encontradas para contornar esse problema nos veículos movidos a Diesel foi o desenvolvimento do...
UNICAMP 2016 – Questão 11
A figura abaixo exibe um quadrilátero ABCD, onde AB = AD e BC = CD = 2 cm. A área do quadrilátero ABCD é igual a a) cm2. b) 2 cm2. c) 22 cm2. d) 3 cm2.
Base dudow 2000 – Questão 28
A única questão que não se refere aos Astecas é: ...
UNICAMP 2018 – Questão 54
Em alguns casos, as organelas celulares podem transformar-se e perder a funcionalidade, como acontece com os cloroplastos. Em plantas com alta atividade de fotossíntese, mas com crescimento paralisado e sem drenos ativos (como flores e frutos), os...
UNIFESP 2005 – Questão 71
“Será exagero… dizer-se que os colonos se acham sujeitos a uma nova espécie de escravidão, mais vantajosa para os patrões do que a verdadeira, pois recebem os europeus por preços bem mais moderados do que os dos africanos…Sem falar no fato...