UNICAMP 2011 – Questão 44

Ciências Humanas / Geografia / A Sociedade e a Dinâmica da Crosta Terrestre / A Moldagem do Relevo
Em 1902 os paulistas organizam o primeiro campeonato de futebol no Brasil. No mesmo ano, surgem os primeiros campos de várzea, que logo se espalham pelos bairros operários, e já em 1908/1910, a várzea paulistana congregava vários e concorridos campeonatos, de forma que São Paulo não é apenas pioneira nacional no futebol “oficial”, mas também, e sobretudo, no “futebol popular”. A retificação dos rios Pinheiros e Tietê, a partir dos anos 1950, eliminou da paisagem urbana inúmeros campos de várzea, provavelmente mais de uma centena.

(Adaptado de G.M. Jesus, “Várzeas, operários e futebol: uma
outra Geografia”. Geographia. Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 84-
92, 2002.)
 
Várzea é uma forma geomorfológica associada às margens de rios caracterizadas pela topografia plana (o que facilita o uso como campos de futebol) e
a) sujeita a inundações periódicas anuais, quando ocorre a deposição de sedimentos finos. Está posicionada entre o terraço e o rio.
b) sujeita a inundações apenas em anos muito chuvosos, quando ocorre a deposição de sedimentos grossos. Está posicionada entre o terraço e o rio.
c) sujeita a inundações periódicas anuais, quando ocorre a deposição de sedimentos finos. Está posicionada entre a vertente e o terraço.
d) sujeita a inundações apenas em anos muito chuvosos, quando ocorre a deposição de sedimentos finos. Está posicionada entre a vertente e o terraço.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Nat (1-45) e Hum (46-90) 2009 – Questão 23
Cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos contendo elementos tóxicos. Entre esses elementos estão metais pesados como o cádmio, o chumbo e o mercúrio, componentes de pilhas e baterias, que são perigosos à saúde humana e...
UNICAMP 2013 – Questão 29
Entre os vários íons presentes em 200 mililitros de água de coco há aproximadamente 320 mg de potássio, 40 mg de cálcio e 40 mg de sódio. Assim, ao beber água de coco, uma pessoa ingere quantidades diferentes desses íons, que, em termos de...
Base dudow 2000 – Questão 52
Observe, no mapa a seguir, uma ampla mancha colorida. Essa área corresponde, aproximadamente, ao seguinte fato: a) a distribuição das áreas densamente povoadas do Brasil. b) os terrenos do Escudo Brasileiro. c) o espaço ocupado pelo "Sistema de Plantation". d) o domínio morfoclimático dos Cerrados. e) as áreas atuais de fronteira agrícola.
UNICAMP 2015 – Questão 32
Considerando que a massa e as dimensões dessa estrela são comparáveis às da Terra, espera-se que a aceleração da gravidade que atua em corpos próximos à superfície de ambos os astros seja constante e de valor não muito diferente. Suponha...
UNICAMP 2018 – Questão 81
Seja a função h(x) definida para todo número real x por h(x) = Então, h(h(h(0))) é igual a a) 0. b) 2. c) 4. d) 8.