UNESP 2 2022 – Questão 41

Ciências Humanas / História
A obtenção da liberdade não significou o fim da história na África, muito pelo contrário. A partir de então, as diferentes nações africanas tiveram de lidar com o desafio de construir estados nacionais que abarcavam povos, línguas e costumes diversos.
(Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.)

O “desafio” mencionado no excerto pode ser exemplificado
a) pela ausência de investimentos estrangeiros e pela ausência de espírito liberal e democrático no continente.
b) pelas constantes guerras civis e, mais recentemente, pela ação violenta de grupos armados, como o Boko Haram.
c) pela opção da maior parte dos países de adotar regimes socialistas e pela falta de ajuda econômica das superpotências.
d) pela interferência política das organizações não governamentais e pelas frequentes intervenções militares da ONU.
e) pelas violentas disputas étnicas e, mais recentemente, pela guinada muçulmana no sul do continente, liderada pelo Estado Islâmico.

Veja outras questões semelhantes:

UNESPAR 2020 – Questão 25
“Astrônomos holandeses e americanos descobriram um exoplaneta com um sistema de anéis gigantesco, 200 vezes maior do que os anéis de Saturno. Os anéis foram encontrados graças a dados levantados pelo observatório SuperWASP, que pode detectar...
UNESP (julho) 2014 – Questão 10
Devido a um problema de revisão, aparece no artigo uma forma verbal em desacordo com a chamada norma-padrão. Trata-se do emprego equivocado de a) corrige em vez de corrije. b) remedia em vez de remedeia. c) experimentar em vez de exprimentar. d) alivia em vez de alívia. e) encaixar em vez de incaixar.
URCA 2022 – Questão 4
No século XV, na margem meridional do baixo rio Congo, existiu um reino denominado Reino do Congo. A capital do reino, Banza Congo (Mbanza), situava-se na confluência de várias rotas comerciais. Sobre a organização política do Reino do Congo: ...
UFRGS - História 2011 – Questão 8
Leia o texto abaixo. ...
FMABC 2018 – Questão 25
Considere o trecho a seguir, escrito por Lênin, em 1921. ...