UNESP 2018 – Questão 38

Ciências Humanas / História
Entre as manifestações místicas presentes no Nordeste brasileiro no final do Império e nas primeiras décadas da República, identificam-se
a) as pregações do Padre Ibiapina, relacionadas à defesa do protestantismo calvinista, e a literatura de cordel, que cantava os mitos e as lendas da região.
b) o cangaço, que realizava saques a armazéns para roubar alimentos e distribuí-los aos famintos, e o coronelismo, com suas práticas assistencialistas.
c) a liderança do Padre Cícero, vinculada à dinâmica política tradicional da região, e o movimento de Canudos, com características de contestação social.
d) a peregrinação de multidões a Juazeiro do Norte, para pedir graças aos padres milagreiros, e a liderança messiânica do fazendeiro pernambucano Delmiro Gouveia.
e) a ação catequizadora de padres e bispos ligados à Igreja católica e a atuação do líder José Maria, que comandou a resistência na região do Contestado.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2008 – Questão 22
UM OVO = UMA DOSE DE VACINA ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 51
Analise o mapa. ...
UNESP s. port 2006 – Questão 9
O nível sonoro N, medido em decibéis (dB), e a intensidade l de um som, medida em watt por metro quadrado (W/m2), estão relacionados pela expressão: N = 120 + 10.log10(l). Suponha que foram medidos em certo local os níveis sonoros, N1 e N2, de dois ruídos com intensidades l1 e l2, respectivamente. Sendo N1 – N2 = 20 dB, a razão I1I2 é: a) 10–2. b) 10–1. c) 10. d) 10². e) 10³.
Base dudow 2000 – Questão 11
(PUC-RJ) Como general, cônsul e, depois, imperador, Napoleão Bonaparte transformou a França de um país sitiado numa potência expansionista com influência em todo o continente europeu. No entanto, a expansão francesa com seus ideais burgueses...
FUVEST 2018 – Questão 66
O futurismo de Marinetti e o fascismo de Benito Mussolini têm em comum ...