UNESP 2017 – Questão 16

Linguagens / Português / Período Simples / Vozes Verbais
Leia o excerto do livro Violência urbana, de Paulo Sérgio Pinheiro e Guilherme Assis de Almeida, para responder às questões.
 
De dia, ande na rua com cuidado, olhos bem abertos. Evite falar com estranhos. À noite, não saia para caminhar, principalmente se estiver sozinho e seu bairro for deserto. Quando estacionar, tranque bem as portas do carro [...]. De madrugada, não pare em sinal vermelho. Se for assaltado, não reaja – entregue tudo.
É provável que você já esteja exausto de ler e ouvir várias dessas recomendações. Faz tempo que a ideia de integrar uma comunidade e sentir-se confiante e seguro por ser parte de um coletivo deixou de ser um sentimento comum aos habitantes das grandes cidades brasileiras. As noções de segurança e de vida comunitária foram substituídas pelo sentimento de insegurança e pelo isolamento que o medo impõe. O outro deixa de ser visto como parceiro ou parceira em potencial; o desconhecido é encarado como ameaça. O sentimento de insegurança transforma e desfigura a vida em nossas cidades. De lugares de encontro, troca, comunidade, participação coletiva, as moradias e os espaços públicos transformam-se em palco do horror, do pânico e do medo.
A violência urbana subverte e desvirtua a função das cidades, drena recursos públicos já escassos, ceifa vidas – especialmente as dos jovens e dos mais pobres –, dilacera famílias, modificando nossas existências dramaticamente para pior. De potenciais cidadãos, passamos a ser consumidores do medo. O que fazer diante desse quadro de insegurança e pânico, denunciado diariamente pelos jornais e alardeado pela mídia eletrônica? Qual tarefa impõe-se aos cidadãos, na democracia e no Estado de direito?
( Violência urbana, 2003.)
O trecho “As noções de segurança e de vida comunitária
foram substituídas pelo sentimento de insegurança e pelo
isolamento que o medo impõe.” (2.º parágrafo) foi construído na voz passiva. Ao se adaptar tal trecho para a voz ativa, a locução verbal “foram substituídas” assume a seguinte forma:
a) substitui.
b) substituíram.
c) substituiriam.
d) substituiu.
e) substituem.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2008 – Questão 50
O culto de imagens de pessoas divinas, mártires e santos foi motivo de seguidas controvérsias na história do cristianismo. Nos séculos VIII e IX, o Império Bizantino foi sacudido por violento movimento de destruição de imagens, denominado...
UNESP (julho) 2011 – Questão 68
Além do Horizonte ...
UNESP 2009 – Questão 53
Quando sucumbe o monarca, a majestade real não morre só, mas, como um vórtice, arrasta consigo tudo quanto o rodeia (...) Basta que o rei suspire para que todo o reino gema. ...
UNESP s. port 2007 – Questão 77
Indique a alternativa que completa a sentença: However it will take …....... blankets to …....... the Alps …...... the pressures they have been facing. a) more ... allow … than b) less … free … about c) more than … prevent … from d) many … prevent … on e) only … help … to
UFABC 2009 – Questão 50
A indignação contida na fala da personagem ...