UNESP 2016 – Questão 2

Linguagens / Português / Período Simples / Sujeito
A invasão
A divisão ciência/humanismo se reflete na maneira como as pessoas, hoje, encaram o computador. Resiste-se ao computador, e a toda a cultura cibernética, como uma forma de ser fiel ao livro e à palavra impressa. Mas o computador não eliminará o papel. Ao contrário do que se pensava há alguns anos, o computador não salvará as florestas. Aumentou o uso do papel em todo o mundo, e não apenas porque a cada novidade eletrônica lançada no mercado corresponde um manual de instrução, sem falar numa embalagem de papelão e num embrulho para presente. O computador estimula as pessoas a escreverem e imprimirem o que escrevem. Como hoje qualquer um pode ser seu próprio editor, paginador e ilustrador sem largar o mouse, a tentação de passar sua obra para o papel é quase irresistível.
Desconfio que o que salvará o livro será o supérfluo, o que não tem nada a ver com conteúdo ou conveniência. Até que lancem computadores com cheiro sintetizado, nada substituirá o cheiro de papel e tinta nas suas duas categorias inimitáveis, livro novo e livro velho. E nenhuma coleção de gravações ornamentará uma sala com o calor e a dignidade de uma estante de livros. A tudo que falta ao admirável mundo da informática, da cibernética, do virtual e do instantâneo acrescente-se isso: falta lombada. No fim, o livro deverá sua sobrevida à decoração de interiores.
O Estado de S. Paulo, 31.05.2015
Os termos “o uso do papel” e “um manual de instrução” (1º parágrafo) se identificam sintaticamente por exercerem nas respectivas orações a função de:
a) objeto direto
b) predicativo do sujeito
c) objeto indireto
d) complemento nominal
e) sujeito
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2005 – Questão 44
Considere as cinco posições de uma lente convergente, apresentadas na figura. A única posição em que essa lente, se tiver a distância focal adequada, poderia formar a imagem real I do objeto O, indicados na figura, é a identificada pelo número a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.
Base dudow 2000 – Questão 44
As críticas _________ está sujeito o trabalho do jornalista o auxiliam e fortificam a sua crença _________ ainda pode melhorar muito. a) A que - em que b) Que - que c) De que - em que d) Que - de que e) Em que - que
UNESP (julho) 2014 – Questão 5
Na última estrofe, o comentário da besta que ia para o moinho corresponde à moral da fábula e equivale, no contexto, ao provérbio: a) Quem tem burro e anda a pé, ainda mais burro é. b) Quando você ia pro moinho, já eu voltava com o fubá. c) Quem foi mordido de cobra, tem medo até de minhoca. d) Quem acha besta não compra cavalo. e) Quanto maior é a ventura, tanto menos é segura.
UNESP 2016 – Questão 87
Um cubo com aresta de medida igual a x centímetros foi seccionado, dando origem ao prisma indicado na figura 1. A figura 2 indica a vista superior desse prisma, sendo que AEB é um triângulo equilátero. Sabendo-se que o volume do prisma da figura 1 é igual a 2(4 –3)cm3, x é igual a a) 2. b) 72 c) 3. d) 52 e) 32
Base dudow 2000 – Questão 54
Fragmento de Triste fim de Policarpo Quaresma ...