UNESP 2015 – Questão 72

Ciências da Natureza / Química / Eletroquímica / Espontaneidade das Reações de Oxirredução
Uma medida adotada pelo governo do estado para amenizar a crise hídrica que afeta a cidade de São Paulo envolve a utilização do chamado “volume morto” dos reservatórios do Sistema Cantareira. Em artigo publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo, três especialistas alertam sobre os riscos trazidos por esse procedimento que pode trazer à tona poluentes depositados no fundo das represas, onde se concentram contaminantes que não são tratados por sistemas convencionais. Entre os poluentes citados que contaminam os mananciais há compostos inorgânicos, orgânicos altamente reativos com os sistemas biológicos, microbiológicos e vírus. Segundo as pesquisadoras, “quanto mais baixo o nível dos reservatórios, maior é a concentração de poluentes, recomendando maiores cuidados”.
http://são-paulo.estadao.com.br (adaptado)
De modo geral, em sistemas aquáticos a decomposição de matéria orgânica de origem biológica, na presença de oxigênio, se dá por meio de um processo chamado degradação aeróbica. As equações representam reações genéricas envolvidas na degradação aeróbica, em que “MO” = matéria orgânica contendo nitrogênio e enxofre.
 
 
Analisando as equações apresentadas, é correto afirmar que no processo de degradação aeróbica ocorrem reações de:
a) decomposição, em que o oxigênio não sofre alteração em seu número de oxidação.
b) oxirredução, em que o oxigênio atua como agente redutor.
c) decomposição, em que o oxigênio perde elétrons. 
d) oxirredução, em que o oxigênio sofre oxidação.
e) oxirredução, em que o oxigênio atua como agente oxidante.
Esta questão recebeu 19 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2008 – Questão 66
Dada a reação exotérmica: 2 H2O2(aq) → 2 H2O(l) + O2(g), a alteração que favorece a formação dos produtos é a elevação da a) temperatura. b) pressão parcial de O2. c) concentração de H2O. d) pressão. e) concentração de H2O2.
UERJ 2012 – Questão 23
Suponha que, em alguns dos locais atingidos pela radiação, as pastilhas disponíveis continham, cada uma, 5 x 10−4 mol de iodeto de potássio, sendo a dose prescrita por pessoa de 33,2 mg por dia. Em razão disso, cada pastilha teve de ser dissolvida em água, formando 1L de solução. O volume da solução preparada que cada pessoa deve beber para ingerir a dose diária prescrita de iodeto de potássio corresponde, em mililitros, a: a) 200 b) 400 c) 600 d) 800
UNESP 2017 – Questão 5
Está empregado em sentido figurado o termo destacado no seguinte trecho: a) “Formulaste depois um raciocínio: houve roubo.” (3.º parágrafo) b) “Reparo antes de tudo na limpeza de tua linguagem.” (3.º parágrafo) c) “Reparo antes de tudo na limpeza de tua linguagem.” (3.º parágrafo) d) “Não disseste que todos os seus cascos estavam ferrados;” (4.º parágrafo) e) “Não disseste que todos os seus cascos estavam ferrados;” (4.º parágrafo)
Base dudow 2000 – Questão 18
Num béquer, contendo sulfato de cálcio em água, tem-se o seguinte equilíbrio: CaSO4(s) ↔ Ca2+(aq) + SO42-(aq) ΔH > 0 Deseja-se aumentar a solubilidade do sulfato de cálcio e, para tanto, deve-se: a) acrescentar CaSO4. b) colocar o béquer em banho de gelo. c) adicionar uma solução de CaCl2. d) aquecer o béquer. e) adicionar uma solução de K2SO4.
Base dudow 2000 – Questão 21
Dadas as equações termoquímicas: S(s) + O2(g) SO2(g) ΔH = - 296,6kJ/mol S(s) + 3/2O2(g) SO3(g) ΔH = - 394,8kJ/mol Prevê-se que na transformação de 1 mol de SO2 em SO3, pela reação com oxigênio, há: a) liberação de 691,4kJ b) absorção de 691,4kJ c) liberação de 98,2kJ d) absorção de 98,4kJ e) liberação de 49,1kJ