UNESP 2014 – Questão 75

Ciências da Natureza / Química / Classificação das Cadeias Carbônicas / Compostos Aromáticos
Em época de aumento de incidência de dengue, é comum o uso de extratos vegetais para repelir o mosquito responsável pela propagação da doença. Um dos extratos mais usados é o óleo de citronela. A substância responsável pela ação repelente do óleo de citronela é conhecida como citronelal, cuja fórmula estrutural é fornecida a seguir. 
 
Com relação ao citronelal, é correto afirmar que 
a) apresenta isomeria ótica.
b) tem fórmula molecular C10H20
c) apresenta duplas ligações conjugadas.
d) não sofre reação de hidrogenação.
e) apresenta a função cetona.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2008 – Questão 65
Sódio metálico reage com água liberando grande quantidade de calor, o qual pode desencadear uma segunda reação, de combustão. Sobre essas reações, é correto afirmar que ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 24
As espécies dos grupos vegetais A e B assemelham-se, pois: crescem preferencialmente em solos úmidos; possuem órgãos de reprodução pouco desenvolvidos; são destituídas de flores, sementes e frutos; dependem da água para a reprodução;...
UNESP (julho) 2009 – Questão 81
Assinale a alternativa que corresponde, em português, à palavra lack na frase – Scanning the supermarket aisles, we lack the data to understand the full impact of what we choose… a) analisamos. b) não temos. c) computamos. d) não entendemos. e) escolhemos.
UNESP 2009 – Questão 47
Os valores nominais de uma lâmpada incandescente, usada em uma lanterna, são: 6,0 V; 20 mA. Isso significa que a resistência elétrica do seu filamento é de a) 150 Ω, sempre, com a lâmpada acesa ou apagada. b) 300 Ω, sempre, com a lâmpada acesa ou apagada. c) 300 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem maior quando apagada. d) 300 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem menor quando apagada. e) 600 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem maior quando apagada.
UNESP s. port 2006 – Questão 5
Considere o polinômio p(x) = x3 + bx2 + cx + d, onde b, c e d são constantes reais. A derivada de p(x) é, por definição, o polinômio p’(x) = 3x2 + 2bx + c. Se p’(1) = 0, p’(–1) = 4 e o resto da divisão de p(x) por x – 1 é 2, então o polinômio p(x) é: a) x3 – x2 + x + 1. b) x3 – x2 – x + 3. c) x3 – x2 – x – 3. d) x3 – x2 – 2x + 4. e) x3 – x2 – x + 2.