UNESP 2014 – Questão 5

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Água-Mãe
Jogava com toda a alma, não podia compreender como um jogador se encostava, não se entusiasmava com a bola nos pés. Atirava-se, não temia a violência e com a sua agilidade espantosa, fugia das entradas, dos pontapés. Quando aquele back1, num jogo de subúrbio, atirou-se contra ele, recuou para derrubá-lo, e com tamanha sorte que o bruto se estendeu no chão, como um fardo. E foi assim crescendo a sua fama. Aos poucos se foi adaptando ao novo Joca que se formara nos campos do Rio. Dormia no clube, mas a sua vida era cada vez mais agitada. Onde quer que estivesse, era reconhecido e aplaudido. Os garçons não queriam cobrar as despesas que ele fazia e até mesmo nos ônibus, quando ia descer, o motorista lhe dizia sempre:
−Joca, você aqui não paga.
Quando entrava no cinema era reconhecido. Vinham logo meninos para perto dele. Sabia que agradava muito. No clube tinha amigos. Havia porém o antigo center-forward2 que se sentiu roubado com a sua chegada. Não tinha razão. Ele fora chamado. Não se oferecera. E o homem se enfureceu com Joca. Era um jogador de fama, que fora grande nos campos da Europa e por isso pouco ligava aos que não tinham o seu cartaz. A entrada de Joca, o sucesso rápido, a maravilha de agilidade e de oportunismo, que caracterizava o jogo do novato, irritava-o até ao ódio. No dia em que tivera que ceder a posição, a um menino do Cabo Frio, fora para ele como se tivesse perdido as duas pernas. Viram-no chorando, e por isso concentrou em Joca toda a sua raiva. No entanto, Joca sempre o procurava. Tinha sido a sua admiração, o seu herói.
Água-Mãe, 1974. José Lins do Rego
1Beque, ou seja, o zagueiro de hoje.
2Centroavante.
No dia em que tivera que ceder a posição, a um menino do Cabo Frio, fora para ele como se tivesse perdido as duas pernas.
Segundo o contexto, a imagem "como se tivesse perdido as duas pernas" revela, com grande expressividade e força emocional,
a) sensação de estar sendo injustiçado pela torcida.
b) certeza de que ainda era melhor jogador que o novato.
c) sentimento de impotência ante a situação.
d) vontade e trocar o futebol por outra profissão.
e) receio de sofrer novas contusões e ficar incapacitado.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2008 – Questão 81
A autora do texto teve aulas com dois de seus melhores professores em seu a) primeiro ano em uma escola pública de ensino médio. b) último ano em uma escola pública de ensino fundamental. c) terceiro ano em uma escola pública de ensino fundamental. d) último ano em uma escola pública de ensino médio. e) segundo ano em uma escola pública de ensino médio.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 123
Considerando a autoria e a seleção lexical desse texto, bem como os argumentos nele mobilizados, constata-se que o objetivo do autor do texto é ...
UNESP 2016 – Questão 1
Examine a tira do cartunista André Dahmer. ( Vida e obra de Terêncio Horto, 2014.) O personagem retratado revela um temperamento a) irresponsável e agressivo. b) contestador e visionário. c) ingênuo e complexado. d) amargurado e desiludido. e) conservador e autoritário.
UNESP 2021 – Questão 39
Texto 1 ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 135
O que é possível dizer em 140 caracteres? ...