UNESP 2014 – Questão 31

Ciências Humanas / História
Apesar de não ter sido tão complexo quanto os governos modernos, o Império [Romano] também precisava pagar custos muito altos. Além de seus funcionários, da manutenção das estradas e da realização de obras, precisava manter um grande exército distribuído por toda a sua extensão. A cobrança de impostos é que permitia ao governo continuar funcionando e pagando seus gastos.
(Carlos Augusto Ribeiro Machado.
Roma e seu império, 2004.)
Sobre o recolhimento de impostos e os gastos públicos no Império Romano, é correto afirmar que
a) os patrícios e os proprietários de terras não pagavam tributos, uma vez que estes eram de responsabilidade exclusiva de arrendatários e escravos.
b) o desenvolvimento da engenharia civil foi essencial para integrar o Império e facilitar o deslocamento dos exércitos.
c) as obras financiadas com recursos públicos foram apenas as de função religiosa, como altares ou templos.
d) a desvalorização da moeda foi uma das formas utilizadas pelos governantes para aliviar o peso dos impostos sobre a população despossuída.
e) os tributos eram cobrados por coletores enviados diretamente de Roma, não havendo qualquer intermediação ou intervenção de autoridades locais.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2010 – Questão 54
Socialista surgiu como descrição filosófica em princípios do século XIX. Sua raiz linguística era o sentido desenvolvido de social. A distinção decisiva entre socialista e comunista, como em certo sentido esses termos são hoje comumente...
UESB 2 2022 – Questão 15
“No final de julho, o Canal Rural antecipou que a hidrovia Tietê-Paraná teve as operações de transporte paralisadas na última sexta-feira, 27. A via é um dos principais meios no escoamento de milho e soja que vêm dos estados do Centro-Oeste...
UNESP 2019 – Questão 22
A obra Antropofagia (“Cannibalism”) de Tarsila do Amaral, apresentada na imagem, é interpretada pelo autor do artigo como a) o casamento tradicional entre um homem e uma mulher. b) uma referência aos trabalhadores rurais, evidenciados pelo tamanho dos pés. c) a agrura implacável da natureza, representada pelo Sol sobre o sertão. d) uma expressão de contraste entre a suavidade da bananeira e os espinhos do cacto mandacaru. e) uma mistura entre a Europa e a América.
UEL 2017 – Questão 33
Leia o texto a seguir. ...
UERJ 2017 – Questão 46
Depois da votação no parlamento alemão da resolução que classifica a matança de armênios pela Turquia como genocídio, as relações entre Turquia e Alemanha ameaçam congelar. A Comissão de Relações Internacionais do Parlamento turco...