UNESP 2012 – Questão 57

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Leia o trecho da entrevista com um médico epidemiologista.
FolhaNão é contraditório um epidemiologista questionar o conceito de risco?
Luis David Castiel – Tem também um lado opressivo que me incomoda. Uma dimensão moralista, que rotula as pessoas que se expõem ao risco como displicentes e que, portanto, merecem ser punidas [pela doença], se acontecer o evento ao qual estão se expondo. Estamos à mercê dessa prescrição constante que a gente tem que seguir. Na hora em que você traz para perto a ameaça, tem que fazer uma gestão cotidiana dela. Não há como, você teria que controlar todos os riscos possíveis e os impossíveis de se imaginar. É a riscofobia.
Folha – Há um meio do caminho entre a fobia e o autocuidado?
Luis David Castiel – A pessoa tem que puxar o freio de emergência quando achar necessário, decidir até que ponto vai conseguir acompanhar todos os ditames da saúde. (…) Na saúde, a vigilância constante, o excesso de exames criou uma nova categoria: a pessoa não está doente, mas não é saudável. Está sob risco.
(Folha de S.Paulo, 11.04.2011. Adaptado.)
 
Assinale a alternativa que contempla adequadamente a opinião do médico, sob o ponto de vista filosófico.
a) Para o médico Luis Castiel, os imperativos da ciência, se adotados como norma absoluta na avaliação dos comportamentos individuais, podem causar sofrimento emocional.
b) Para o médico, os comportamentos individuais devem ser submetidos a padrões científicos de controle.
c) A riscofobia abordada na entrevista decorre da displicência dos indivíduos em atenderem aos ditames da saúde e da boa forma.
d) Na entrevista, o médico defende a autonomia individual como padrão absoluto para a avaliação de comportamentos de risco.
e) Para o médico, a gestão cotidiana dos riscos depende diretamente da vigilância constante no campo da saúde.
Esta questão recebeu 11 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2008 – Questão 65
Quando o pH da água da chuva fica abaixo de 5,0 ocorre o fenômeno denominado chuva ácida. Assinale a alternativa na qual a concentração de HNO3 (massa molar = 63 g.mol–1), isoladamente, seria suficiente para que se considerasse a chuva como ácida. a) 7.10–2 mg.L–1. b) 10–3 mM. c) 7.10–3 g.L–1. d) 7.10–6 % (m/m). e) 2.10–7 M.
UNESP (julho) 2008 – Questão 46
Considere uma experiência em que três cargas pontuais de igual módulo estejam alinhadas e igualmente espaçadas, que as cargas A e C sejam fixas, e que os sinais das cargas A, B e C obedeçam a uma das três configurações seguintes: Considere, ainda, que se deseja que a carga B esteja solta e em equilíbrio. Para tanto, das configurações apresentadas, pode-se usar a) somente a 1. b) somente a 2. c) somente a 3. d) tanto a 1 quanto a 3. e) tanto a 1 quanto a 2.
UNESP s. port 2007 – Questão 38
Uma técnica secular utilizada para aproveitamento da água como fonte de energia consiste em fazer uma roda, conhecida como roda d’água, girar sob ação da água em uma cascata ou em correntezas de pequenos riachos. O trabalho realizado para...
Base dudow 2000 – Questão 20
YAHOO TENTA COMPRAR AOL E BARRAR AVANÇO DO GOOGLE ...
Base dudow 2000 – Questão 41
A alternativa em que se encontra uma oração subordinada substantiva objetiva direta iniciada com a conjunção SE é: a) Só obteremos a aprovação se tivermos encaminhado corretamente os papéis. b) Haverá racionamento de água em todo o país, se persistir a seca. c) Falava como se fosse especialista no assunto. d) Se um deles entrasse, todos exigiriam entrar também. e) Queria saber dos irmãos se alguém tinha alguma coisa contra o rapaz.