UNESP 2012 – Questão 57

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Leia o trecho da entrevista com um médico epidemiologista.
FolhaNão é contraditório um epidemiologista questionar o conceito de risco?
Luis David Castiel – Tem também um lado opressivo que me incomoda. Uma dimensão moralista, que rotula as pessoas que se expõem ao risco como displicentes e que, portanto, merecem ser punidas [pela doença], se acontecer o evento ao qual estão se expondo. Estamos à mercê dessa prescrição constante que a gente tem que seguir. Na hora em que você traz para perto a ameaça, tem que fazer uma gestão cotidiana dela. Não há como, você teria que controlar todos os riscos possíveis e os impossíveis de se imaginar. É a riscofobia.
Folha – Há um meio do caminho entre a fobia e o autocuidado?
Luis David Castiel – A pessoa tem que puxar o freio de emergência quando achar necessário, decidir até que ponto vai conseguir acompanhar todos os ditames da saúde. (…) Na saúde, a vigilância constante, o excesso de exames criou uma nova categoria: a pessoa não está doente, mas não é saudável. Está sob risco.
(Folha de S.Paulo, 11.04.2011. Adaptado.)
 
Assinale a alternativa que contempla adequadamente a opinião do médico, sob o ponto de vista filosófico.
a) Para o médico Luis Castiel, os imperativos da ciência, se adotados como norma absoluta na avaliação dos comportamentos individuais, podem causar sofrimento emocional.
b) Para o médico, os comportamentos individuais devem ser submetidos a padrões científicos de controle.
c) A riscofobia abordada na entrevista decorre da displicência dos indivíduos em atenderem aos ditames da saúde e da boa forma.
d) Na entrevista, o médico defende a autonomia individual como padrão absoluto para a avaliação de comportamentos de risco.
e) Para o médico, a gestão cotidiana dos riscos depende diretamente da vigilância constante no campo da saúde.
Esta questão recebeu 11 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2016 – Questão 80
Um experimento foi feito com a finalidade de determinar a frequência de vibração de um diapasão. Um tubo cilíndrico aberto em suas duas extremidades foi parcialmente imerso em um recipiente com água e o diapasão vibrando foi colocado próximo...
UNESP 2008 – Questão 40
Certos automóveis possuem um recurso destinado a manter a velocidade do veículo constante durante a viagem. Suponha que, em uma parte de uma estrada sem curvas, o veículo passe por um longo trecho em subida seguido de uma longa descida, sempre com...
UNESP 2016 – Questão 18
Na última estrofe do poema, os termos “Afilhadas do luar”, “mãos de rainha” e “Mãos que sois um perpétuo amanhecer” funcionam, no período de que fazem parte, como: a) orações intercaladas b) apostos c) adjuntos adverbiais d) vocativos e) complementos nominais
UNESP (julho) 2006 – Questão 8
Dos 6! números formados com as permutações dos algarismos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, quantos estão entre 450 000 e 620 000?   a) 96. b) 120. c) 168. d) 192. e) 240.
Base dudow 2000 – Questão 4
Assinale a alternativa em que a regência verbal está de acordo com a norma culta. ...