UNESP 2012 – Questão 33

Ciências Humanas / História / O Renascimento Cultural / A Difusão do Renascimento Cultural
Os centros artísticos, na verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela presença de um número razoável de artistas e de grupos significativos de consumidores, que por motivações variadas — glorificação familiar ou individual, desejo de hegemonia ou ânsia de salvação eterna — estão dispostos a investir em obras de arte uma parte das suas riquezas. Este último ponto implica, evidentemente, que o centro seja um lugar ao qual afluem quantidades consideráveis de recursos eventualmente destinados à produção artística. Além disso, poderá ser dotado de instituições de tutela, formação e promoção de artistas, bem como de distribuição das obras. Por fim, terá um público muito mais vasto que o dos consumidores propriamente ditos: um público não homogêneo, certamente (...).
Carlo Ginzburg. A micro-história e outros ensaios, 1991.
 
Os “centros artísticos” descritos no texto podem ser identificados
a) nos mosteiros medievais, onde se valorizava especialmente a arte sacra.
b) nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural.
c) nos centros urbanos romanos, onde predominava a escultura gótica.
d) nas cidades-estados gregas, onde o estilo dórico era hegemônico.
e) nos castelos senhoriais, onde prevalecia a arquitetura românica.
Esta questão recebeu 18 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2008 – Questão 29
O modelo econômico exportador baseado em maciço investimento estrangeiro, adotado pela Irlanda há cerca de quinze anos, colocou o país entre as nações mais ricas ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 48
É possível reconhecer que o novo ciclo de expansão mundial do capitalismo abala radicalmente os projetos econômicos nacionais. Criam-se estruturas mundiais de poder, dada a sua influência não só na economia, mas também na política e cultura....
UNESP 2017 – Questão 44
(Caulos.Só dói quando eu respiro, 2012.) ...
UNESP 2018 – Questão 3
“ Se o rei de Macedônia, ou qualquer outro, fizer o que faz o ladrão e o pirata; o ladrão, o pirata e o rei, todos têm o mesmo lugar, e merecem o mesmo nome.” Em relação ao trecho que o sucede, o trecho destacado tem sentido de a) condição. b) proporção. c) finalidade. d) causa. e) consequência.
UNESP (julho) 2007 – Questão 77
Pelo teor do texto, ele deve ter sido publicado na seção a) moda. b) cinema. c) saúde. d) economia. e) questões mundiais.