UNESP 2010 – Questão 52

Ciências Humanas / Geografia / Fontes do Energia / Introdução - Fontes do Energia
Os setogramas mostram a Produção Energética Mundial em dois momentos distintos: 1973 e 2005.
 
(Dan Smith. Atlas da Situação Mundial. Um levantamento único dos eventos correntes e das tendências globais. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.)
 
A partir da observação dos gráficos e dos seus conhecimentos pode-se afirmar que:
a) no contexto da produção energética mundial, entre os dois momentos analisados, a energia nuclear teve uma diminuição em seus índices porque sua construção e operação apresentam altos custos, com elevada emissão de gases de efeito estufa. 
b) atualmente, a fonte de energia renovável que mais aumenta a produção é a eólica, devido ao funcionamento mais limpo e mais confiável, apesar da média emissão de gases.
c) a grande queda na produção de energia a partir do petróleo ocorreu nesse período devido à redução das reservas petrolíferas mundiais e o crescente desenvolvimento de novas tecnologias de energias não renováveis como a geotérmica e o biocombustível. 
d) o rápido aumento da produção de energia de fontes não renováveis, como a solar, hidráulica, marés, correntes marítimas e biomassa deve-se ao fato de não gerarem poluição e risco de grandes acidentes.
e) a redução de energia produzida pelo carvão mineral deve-se, entre vários fatores, ao fato de provocar elevada emissão de gases de efeito estufa e contribuir para a ocorrência de chuva ácida.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2017 – Questão 30
No trecho do segundo parágrafo “The city has to be for everybody”, a expressão em destaque pode ser substituída, sem alteração de sentido, por a) must. b) could. c) may. d) used to. e) going to.
UERJ 2009 – Questão 58
Reatores nucleares (por ano de início da construção) ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 34
Entre as características da sociedade da região das Minas Gerais no período da extração de ouro, no século XVIII, podemos citar: ...
UNESP 2015 – Questão 20
Ao empregar a expressão “sprint”, o autor do texto refere-se a a) dosar melhor a respiração. b) atingir grande velocidade. c) assumir postura vitoriosa. d) aumentar a extensão das passadas. e) impedir com o corpo ultrapassagens.
UNESP (julho) 2014 – Questão 63
A febre terçã, a qual um dos versos se refere, é um sintoma característico da: ...