UNESP 2010 – Questão 40

Ciências Humanas / Geografia / A Nova Ordem Mundial / O Outro Lado da Globalização
Segundo Jacques Diouf, diretor-geral da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação –, a crise silenciosa da fome, que afeta um sexto de toda a humanidade, constitui um sério risco para a segurança e a paz mundial (...). Hoje, o aumento da fome é um fenômeno global. Todas as regiões foram afetadas.
(Folha de S.Paulo, 20.06.2009.)
 
A notícia reflete preocupações inerentes à nova ordem mundial. De que modo pode-se explicar o fenômeno da fome nos dias de hoje?
a) A fome hoje é uma consequência da falência das economias da China, Índia e Indonésia, que estão entre as que melhor absorvem o impacto da crise.
b) O número de miseráveis no mundo aumentou por causa da bipolarização econômica, que transferiu riquezas para os países periféricos do hemisfério sul.
c) A produção de alimentos no mundo diminuiu drasticamente, devido à falta de investimentos econômicos na zona rural.
d) A fome começou a se espalhar pelo mundo depois do início da globalização, quando milhões de pessoas abandonaram o campo, devido à industrialização e urbanização do meio rural.
e) A crise econômica aumentou o desemprego e reduziu o poder de compra da população, além de ter contribuído para o aumento nos preços dos alimentos.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2014 – Questão 83
Um reservatório tem a forma de um paralelepípedo reto-retângulo com dimensões 2 m, 3 m e 4 m. A figura 1 o representa apoiado sobre uma superfície plana horizontal, com determinado volume de água dentro dele, até a altura de 2 m. Nessa...
UNESP s. port 2007 – Questão 72
No organismo humano, devido à natureza das membranas celulares, os medicamentos são absorvidos em sua forma neutra. Considere os medicamentos aspirina e anfetamina, cujas fórmulas estruturais são ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 76
De acordo com o texto, o internauta pode ajudar a organização por meio a) de uma instituição não privada que trabalhe com assistência às vítimas de violência. b) da busca de sobreviventes de vítimas de violência infantil. c) da submissão de sobreviventes a programas de prevenção à violência infantil. d) de capacidade profissional comprovada no tratamento de vítimas. e) de doações e participações em fórum de especialistas.
UNESP 2015 – Questão 65
Fátima tem uma má formação de útero, o que a impede de ter uma gestação normal. Em razão disso, procurou por uma clínica de reprodução assistida, na qual foi submetida a tratamento hormonal para estimular a ovulação. Vários óvulos...
UNESP (julho) 2011 – Questão 54
Analise o mapa. ...