UNESP (julho) 2009 – Questão 57

Ciências Humanas / História / Regências / Revoltas Regenciais
Leia o texto.

Nunca se vai além da tomada do poder local (...) Quanto à população livre das camadas médias e inferiores, não atuaram sobre ela fatores capazes de lhe darem coesão social e possibilidades de uma eficiente atuação política (...) formavam antes um aglomerado de indivíduos (...).
Para compreendermos a ineficiência política das camadas inferiores da população brasileira, devemos nos lembrar que (...) nossa organização social, assente numa larga base escravista, não comportava uma estrutura política democrática e popular.
(Caio Prado Jr., Evolução política do Brasil e outros estudos)

A partir das ideias do autor, é possível afirmar que, nas rebeliões regenciais,
a) a atitude revolucionária e consistente das camadas médias e inferiores propiciou a vitória desses movimentos separatistas contra o governo centralizador de Feijó.
b) a disparidade de interesses e os programas inconsistentes das camadas médias e inferiores colaboraram para a derrota desses movimentos.
c) a liderança das camadas médias e inferiores, inclusive dos escravos, garantiu um caráter democrático e popular que permitiu a vitória contra as classes proprietárias.
d) os escravos, aliados às camadas médias e inferiores, criaram programas revolucionários de separatismo e de alteração social.
e) a liderança das camadas médias e inferiores, com programas consistentes, significou uma resistência organizada contra o absolutismo do Rio de Janeiro.
Esta questão recebeu 13 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2010 – Questão 55
Uma abordagem crítica desse conflito revela crimes de guerra cometidos por Caxias, pelo conde d’Eu; põe a nua matança de meninos de nove a quinze anos (…) dá nos o perfil inteiro do massacre de um povo e, mais do que isso, mostra o Império...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2011 – Questão 28
A confusão era grande e ficou ainda maior depois do discurso do presidente norte-americano Barack Obama em defesa da guerra, ao receber o Prêmio Nobel da Paz de 2009. Como liberal, Obama poderia ter utilizado os argumentos do filósofo alemão...
UNESP 2008 – Questão 56
Octávio Paz, escritor mexicano, assim se referiu à participação de índios e mestiços no movimento de Independência do México: ...
UNESP 2013 – Questão 2
Millôr Fernandes emprega com conotação irônica o termo inglês society, para referir-se a a) pessoas dedicadas ao desenvolvimento da sociedade. b) pessoas que fazem caridade apenas para aparecer nos jornais. c) sociedades de atores de teatro, cinema e televisão. d) norte-americanos ou ingleses muito importantes, residentes no país. e) indivíduos presunçosos da chamada alta sociedade.
Base dudow 2000 – Questão 14
A descentralização política nada oferecia à nova realidade econômica e social. O ideal nacional voltava a fazer parte do pensamento de juristas e intelectuais na Baixa Idade Média. Os dias do feudalismo estavam contados: as Monarquias Nacionais...