UNESP (julho) 2009 – Questão 57

Ciências Humanas / História / Regências / Revoltas Regenciais
Leia o texto.

Nunca se vai além da tomada do poder local (...) Quanto à população livre das camadas médias e inferiores, não atuaram sobre ela fatores capazes de lhe darem coesão social e possibilidades de uma eficiente atuação política (...) formavam antes um aglomerado de indivíduos (...).
Para compreendermos a ineficiência política das camadas inferiores da população brasileira, devemos nos lembrar que (...) nossa organização social, assente numa larga base escravista, não comportava uma estrutura política democrática e popular.
(Caio Prado Jr., Evolução política do Brasil e outros estudos)

A partir das ideias do autor, é possível afirmar que, nas rebeliões regenciais,
a) a atitude revolucionária e consistente das camadas médias e inferiores propiciou a vitória desses movimentos separatistas contra o governo centralizador de Feijó.
b) a disparidade de interesses e os programas inconsistentes das camadas médias e inferiores colaboraram para a derrota desses movimentos.
c) a liderança das camadas médias e inferiores, inclusive dos escravos, garantiu um caráter democrático e popular que permitiu a vitória contra as classes proprietárias.
d) os escravos, aliados às camadas médias e inferiores, criaram programas revolucionários de separatismo e de alteração social.
e) a liderança das camadas médias e inferiores, com programas consistentes, significou uma resistência organizada contra o absolutismo do Rio de Janeiro.
Esta questão recebeu 13 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 43
A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e dessa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto...
UNESP 2011 – Questão 58
Coisas que este livro fará por você: facilitar-lhe-á fazer amigos rápida e facilmente; aumentará sua popularidade; ajuda-lo-á a conquistar pessoas para seu modo de pensar; aumentará sua influência, seu prestígio, sua habilidade em obter a...
UNESP 2017 – Questão 75
Um dos responsáveis pelo aroma de noz é o composto 2,5-dimetil-3-acetiltiofeno, cuja fórmula estrutural é: Examinando essa fórmula, é correto afirmar que a molécula desse composto apresenta a) isomeria óptica. b) heteroátomo. c) cadeia carbônica saturada. d) átomo de carbono quaternário. e) função orgânica aldeído.
FATEC 2006 – Questão 4
Em 4 de setembro de 1850, foi sancionada no Brasil a lei Eusébio de Queirós (ministro da Justiça), que abolia o tráfico negreiro em nosso país. Em decorrência dessa lei, o governo imperial brasileiro aprovou outra, "a Lei de Terras". ...
UNESP 2020 – Questão 27
De acordo com o texto, a Tropicália a) congregou artistas de diversos matizes ideológicos,tanto favoráveis como contrários ao regime militar. b) foi um movimento eminentemente musical, que transmitia o otimismo da década de 1950. c) foi um movimento artístico-cultural que se apropriou do ideário da Antropofagia. d) foi um movimento cultural interrompido pelo regime militar. e) teve seu ápice incentivado pela explosão industrial nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.