UNESP (julho) 2009 – Questão 35

Ciências Humanas / Geografia / A Urbanização Brasileira / Século XX
Nos dias atuais, existe uma verdadeira marcha da urbanização. Se, em 1940, apenas 30% da população total do pais vivia em cidades, em 2007 essa porcentagem avança para 83% (PNAD/IBGE 2007 – ano-base 2006), o que significa dizer que 8, em cada 10 brasileiros, vivem em núcleos urbanos. Entretanto, essa população vem apresentando novas tendências. Em seus fluxos migratórios, ocorre um “reforço da metropolização juntamente com uma espécie dedesmetropolizacao”.
(Santos, 1993)
 
Analise as afirmações que seguem.
I. A população urbana, em grande parte, concentra-se no Sudeste do pais, em especial nas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro.
II. Concomitantemente a permanência do peso acentuado das metrópoles, ocorre a desconcentração ou repartição de atividades entre as metropoles e outros núcleos urbanos.
III. Os novos fluxos migratórios representam na atualidade uma nova onda do êxodo rural, o qual interfere diretamente na proliferação de metropoles no pais.
IV. A emergência e a consolidação das cidades medias brasileiras acabam atestando a desconcentração das atividades produtivas, o que evidencia uma nova divisão territorial do trabalho no pais.
V. A desmetropolizacao aponta o fato de que as metropoles perdem importância na economia local e global.
Assinale a alternativa que reúne apenas os itens relacionados a dinâmica da urbanização brasileira na atualidade.
a) I, II e III.
b) I, III e V.
c) I, II e IV.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2020 – Questão 18
Examine o cartum de Pia Guerra, publicado no Instagram da revista The New Yorker em 13.11.2018. A mercadoria a que o cartum faz alusão está diretamente relacionada ao seguinte problema ambiental: a) desertificação. b) extinção de espécies. c) desmatamento. d) assoreamento. e) aquecimento global.
UNESP (julho) 2011 – Questão 76
No corpo humano, 70% do transporte de CO2 para os pulmões, por meio das hemácias e do plasma, ocorre sob a forma de íons bicarbonato. Estes são produzidos pela reação do dióxido de carbono com água, representada pela seguinte reação...
UNESP (julho) 2011 – Questão 68
Além do Horizonte ...
UNESP 2017 – Questão 17
As palavras do texto cujos prefixos traduzem ideia de negação são a) “desvirtua” e “transforma”. b) “evite” e “isolamento”. c) “desfigura” e “ameaça”. d) “desconhecido” e “insegurança”. e) “subverte” e “dilacera”.
UNESP 2009 – Questão 3
Durante o ano letivo, um professor de matemática aplicou cinco provas para seus alunos. A tabela apresenta as notas obtidas por um determinado aluno em quatro das cinco provas realizadas e os pesos estabelecidos pelo professor para cada prova. Se o aluno foi aprovado com média final ponderada igual a 7,3, calculada entre as cinco provas, a nota obtida por esse aluno na prova IV foi: a) 9,0. b) 8,5. c) 8,3. d) 8,0. e) 7,5.