UNESP (julho) 2009 – Questão 35

Ciências Humanas / Geografia / A Urbanização Brasileira / Século XX
Nos dias atuais, existe uma verdadeira marcha da urbanização. Se, em 1940, apenas 30% da população total do pais vivia em cidades, em 2007 essa porcentagem avança para 83% (PNAD/IBGE 2007 – ano-base 2006), o que significa dizer que 8, em cada 10 brasileiros, vivem em núcleos urbanos. Entretanto, essa população vem apresentando novas tendências. Em seus fluxos migratórios, ocorre um “reforço da metropolização juntamente com uma espécie dedesmetropolizacao”.
(Santos, 1993)
 
Analise as afirmações que seguem.
I. A população urbana, em grande parte, concentra-se no Sudeste do pais, em especial nas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro.
II. Concomitantemente a permanência do peso acentuado das metrópoles, ocorre a desconcentração ou repartição de atividades entre as metropoles e outros núcleos urbanos.
III. Os novos fluxos migratórios representam na atualidade uma nova onda do êxodo rural, o qual interfere diretamente na proliferação de metropoles no pais.
IV. A emergência e a consolidação das cidades medias brasileiras acabam atestando a desconcentração das atividades produtivas, o que evidencia uma nova divisão territorial do trabalho no pais.
V. A desmetropolizacao aponta o fato de que as metropoles perdem importância na economia local e global.
Assinale a alternativa que reúne apenas os itens relacionados a dinâmica da urbanização brasileira na atualidade.
a) I, II e III.
b) I, III e V.
c) I, II e IV.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2005 – Questão 56
No início dos trabalhos da primeira Assembléia Constituinte da história do Brasil, o imperador afirmou “esperar da Assembléia uma constituição digna dele e do Brasil”. Na sua resposta, a Assembléia declara “que fará uma constituição...
UNESP (julho) 2012 – Questão 49
Leia o texto. ...
UNESP 2015 – Questão 19
Observando as seguintes passagens do texto apresentado, marque a alternativa em que as duas palavras em negrito são utilizadas como advérbios: a) “não correr o risco de ser surpreendido”. b) “finge possuir energias que realmente não tem”. c) “deve-se fazê-lo decidida e folgadamente”. d) “nunca levar a cabeça para trás”. e) “forte no restante da prova, sempre procurando dosar”.
UNESP (julho) 2006 – Questão 68
As radiações nucleares podem ser extremamente perigosas ao ser humano, dependendo da dose, pois promovem a destruição das células, queimaduras e alterações genéticas. Em 1913, os cientistas Frederick Soddy e Kasimir Fajans estabeleceram as leis das desintegrações por partículas alfa e beta. O elemento químico Tório-232 (Th90232) ao emitir uma partícula alfa transforma-se no elemento a) Ra88228 b) Rn88228 c) Ra88226 d) Rn86222 e) Bi 83210
UNESP 2019 – Questão 43
O presidente da Colômbia anunciou, em 25.05.2018, que o país ingressará em um bloco de cooperação militar. O país, que não possui vínculo histórico ou geográfico com o bloco, será o primeiro da América Latina a tornar-se membro. Esse...