UNESP (julho) 2014 – Questão 13

Linguagens / Português
O defunto dominava a casa com a sua presença enorme. Anoitecia, e os homens que cercavam o morto ali na sala ainda não se haviam habituado ao seu silêncio espesso.
Fazia um calor opressivo. Do quarto contíguo vinham soluços sem choro. Pareciam pedaços arrancados dum grito de dor único e descomunal, davam uma impressão de dilaceramento, de agonia sincopada.
As velas ardiam e o cheiro da cera derretida se casava com o perfume adocicado das flores que cobriam o caixão. A mistura enjoativa inundava o ar como uma emanação mesma do defunto, entrava pelas narinas dos vivos e lhes dava a sensação desconfortante duma comunhão com a morte.
O velho calvo que estava a um canto da sala, voltou a cabeça para o militar a seu lado e cochichou:
— Está fazendo falta aqui é o Tico, capitão.
O oficial ainda não conhecia o Tico. Era novo na cidade. Então o velho explicou. O Tico era um sujeito que sabia animar os velórios, contava histórias, tinha um jeito especial de levar a conversa, deixando todo o mundo à vontade. Sem o Tico era o diabo... Por onde andaria aquela alma?
Entrou um homem magro, alto, de preto. Cumprimentou com um aceno discreto de cabeça, caminhou devagarinho até o cadáver e ergueu o lenço branco que lhe cobria o rosto. Por alguns segundos fitou na cara morta os olhos tristes. Depois deixou cair o lenço, afastou-se enxugando as lágrimas com as costas das mãos e entrou no quarto vizinho.
O velho calvo suspirou.
— Pouca gente...
O militar passou o lenço pela testa suada.
— Muito pouca. E o calor está brabo.
— E ainda é cedo. O capitão tirou o relógio: faltava um quarto para as oito.
(Um lugar ao sol, 1978.)
A oração como uma emanação mesma do defunto sugere que
a) a alma do defunto ainda pairava sobre o corpo.
b) o odor do defunto era mais enjoativo que o das flores.
c) todos os odores pareciam provir do cadáver.
d) as pessoas confundiam seu próprio suor com os odores da sala.
e) o falecido apresentava um odor muito desagradável.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2014 – Questão 8
O poema é construído por muitas figuras de linguagens e recursos expressivos. A esse respeito, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ...
UVV . 2 2022 – Questão 4
A linguagem coloquial compreende a linguagem informal, popular, que utilizamos frequentemente em situações informais como numa conversa entre amigos, familiares, vizinhos, etc. Quando utilizamos a linguagem coloquial, decerto que não estamos...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 20
...
UNESP (julho) 2014 – Questão 37
Sobre as lutas pela independência na América Hispânica, é correto afirmar que ...
Base dudow 2000 – Questão 52
Leia o slogan publicitário a seguir, de uma empresa de telefonia celular: “BCP: quem tem fala bem.” O efeito de sentido desse enunciado é obtido por uma manobra que afeta o conteúdo semântico da palavra fala. A manobra explorou: a) a polissemia e a consequente ambiguidade da palavra. b) o sentido literal e o sentido não-literal. c) a diferença de classe gramatical da palavra. d) a ambiguidade do advérbio bem. e) a restrição de sentido da palavra.