UNESP (julho) 2012 – Questão 40

Ciências Humanas / História
Leia o texto para responder a questão:
 
A história dos vinte anos após 1973 é a de um mundo que perdeu suas referências e resvalou para a instabi­lidade e a crise. Só no início da década de 1990, encontramos o reconhecimento de que os problemas econômicos eram  de fato piores que os da década de 1930. Em muitos aspectos, isso era intrigante. Por que  deveria a economia mundial ter-se tornado menos estável?
(Eric Hobsbawm.
Era dos extremos, 1995. Adaptado.)
Os problemas econômicos da década de 1930, citados no texto, derivaram, entre outros fatores,
a) dos fortes movimentos sociais e mobilizações revolucionarias na América Latina, em especial no México,que impediram a exportação de produtos industria­lizados norte-americanos para a região.
b) do conjunto de reformas financeiras e sociais realizadas na União Soviética após a Revolução de 1917, que fechou os mercados do bloco socialista aos países capitalistas do Ocidente.
c) da ascensão do nazismo alemão e dos regimes fascistas na Itália, Espanha e Portugal, que provocaram a Segunda Guerra Mundial e paralisaram a produção industrial europeia.
d) de uma ampla crise do liberalismo, que ganhou contornos mais nítidos após a Primeira Guerra Mundial e desembocou na quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929.
e) do forte crescimento econômico da Alemanha na passagem do século XIX para o XX e da acirrada competição comercial e naval deste país com a Grã-Bretanha e a França.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 70
TEXTO I Interseccionalidade: intercruzamento de desigualdades que gera padrões complexos de discriminação. Considerando o conceito apresentado no Texto I e os dados apresentados no Texto II, no Brasil, são fatores que intensificam o fenômeno da discriminação: a) Raça e gênero. b) Etnia e habitação. c) Idade e nupcialidade. d) Profissão e sexualidade. e) Escolaridade e fecundidade.
UNESP (julho) 2012 – Questão 6
A leitura atenta deste poema do livro "Marília de Dirceu" revela que o eu lírico: a) sente total desânimo perante a existência e os sentimentos. b) aceita com resignação a velhice e a morte amenizadas pelo amor. c) está em crise existencial e não acredita na durabilidade do amor. d) protesta ao Criador pela precariedade da existência humana. e) não aceita de nenhum modo o envelhecimento e prefere morrer ainda jovem.
UNESP (julho) 2007 – Questão 60
Lula anuncia hoje pacote para acelerar o crescimento Após quase três meses de discussão, o governo federal anuncia hoje quais medidas serão adotadas para impulsionar o crescimento da economia. O PAC (Programa para Aceleração do Crescimento)...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 19
A cultura ocidental acentuadamente antropocêntrica foi marcada por processos convergentes de desenvolvimento técnico-científico e acumulação de riquezas, propiciados pela expansão colonial, que resultaram na revolução industrial, no...
FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 4
Segundo o historiador Fernando Novais, o pacto colonial “define o sistema colonial porque é através dele que as colônias preenchem sua função histórica, isto é, respondem aos estímulos que lhes deram origem, que formam a sua razão de ser,...