UNESP (julho) 2012 – Questão 38

Ciências Humanas / História / A República Oligárquica / Prudente de Morais
Nunca se viu uma campanha como esta, em que ambas as partes sustentaram ferozmente as suas aspirações  opostas. Vencidos os inimigos, vós lhes ordenáveis que levantassem um viva à República e eles o levantavam à Monarquia e, ato contínuo, atiravam-se às fogueiras que incendiavam a cidade, convencidos de que tinham cumprido o seu dever de fiéis defensores da Monarquia.
(Gazeta de Notícias, 28.10.1897 apud Maria de Lourdes 
Monaco Janotti. Sociedade e política na Primeira República)
 
O texto é parte da ordem do dia, 06.10.1897, do general Artur Oscar e trata dos momentos finais de Canudos. Para o militar, o principal motivo da luta dos canudenses era a
a) restauração monárquica, embora hoje saibamos que arejeição à República era apenas uma das razões da rebeldia.
b) valorização dos senhores rurais, ligados ao monarca, cujo poder era ameaçado pelo crescimento e enrique­cimento das cidades.
c) restauração monárquica, que, hoje sabemos, era de fatoa única razão da longa resistência dos sertanejos.
d) valorização do meio rural, embora hoje saibamos que Antônio Conselheiro não apoiava os incêndios provo­cados por monarquistas nas cidades republicanas.
e) restauração monárquica, o que fez com que a luta de Antônio Conselheiro recebesse amplo apoio dos monarquistas do sul do Brasil.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2006 – Questão 25
O regime pluviométrico na região mediterrânea caracteriza-se pora) ser permanentemente chuvoso, com totais pluviométricos inferiores a 1 500 mm.b) apresentar estação seca durante o inverno.c) apresentar duas estações, uma seca e outra chuvosa, que correspondem a verão e inverno, respectivamente.d) apresentar estação chuvosa correspondente ao verão.e) apresentar chuvas o ano todo, com picos pluviométricos no verão.
UNESP (julho) 2011 – Questão 54
Analise o mapa. ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 37
Considere o gráfico de velocidade em função do tempo de um objeto que se move em trajetória retilínea. No intervalo de 0 a 4 h, o objeto se desloca, em relação ao ponto inicial, a) 0 km. b) 1 km. c) 2 km. d) 4 km. e) 8 km.
UNESP (julho) 2007 – Questão 32
Nas duas últimas décadas, a ênfase na eliminação das barreiras nacionais visou, na maior parte das vezes, facilitar a livre circulação do capital. Como resultado dessa dinâmica, tem ocorrido em muitos países o alargamento da condição de...
UNESP (julho) 2012 – Questão 71
O listrado multicor que se desenha na areia quando o nível da água baixa nas lagoas do Pantanal da Nhecolândia, conhecidas como salinas, em Mato Grosso do Sul, por muito tempo foi um mistério para observadores. A explicação está numa...