UNESP (julho) 2010 – Questão 53

Ciências Humanas / Geografia / Comércio e Serviços na Economia Global / Introdução - Comércio e Serviços na Economia Global
Observe o mapa.
PRINCIPAIS FLUXOS COMERCIAIS
(Armand Colin. L’ Atlas Du Monde Diplomatique, 2006. Adaptado.)
 
Após a observação dos fluxos comerciais mundiais, representados no mapa, aponte as características que explicam a dinâmica do comércio mundial.
I. Os fluxos de mercadorias se repartem igualmente em todo o mundo, os fluxos concentram-se entre as áreas do Norte com o Sul (EUA, UE, Japão).
II. Os principais fluxos comerciais são realizados entre os EUA (América do Norte) e Ásia; entre EUA (América do Norte) e Europa Ocidental e entre Europa Ocidental e Ásia.
III. As  áreas em desenvolvimento e subdesenvolvidas (Sul) têm expressiva participação no comércio mundial, portanto, não são consideradas marginalizadas.
IV. Na Europa, a maior parcela do comércio é no interior da zona econômica, enquanto nos EUA (América do Norte) o comércio está voltado para outras regiões do mundo.
V. Os países do Golfo Pérsico têm predomínio de exportações para fora da região, devido às exportações do petróleo.
 
Estão corretas apenas as afirmações
a) I, II e IV.
b) I, III e V.
c) I, II, III e V.
d) II, IV e V.
e) III e IV.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 56
...
UNESP (julho) 2012 – Questão 31
A escravatura [na Roma antiga] foi praticada desde os tempos mais remotos dos reis, mas seu desenvolvimento em grande escala foi consequência das guerras de conquista [...]. ...
UNESP (julho) 2008 – Questão 30
Analise as seguintes afirmações, relacionadas à agricultura brasileira. ...
UNESP (julho) 2012 – Questão 6
A leitura atenta deste poema do livro "Marília de Dirceu" revela que o eu lírico: a) sente total desânimo perante a existência e os sentimentos. b) aceita com resignação a velhice e a morte amenizadas pelo amor. c) está em crise existencial e não acredita na durabilidade do amor. d) protesta ao Criador pela precariedade da existência humana. e) não aceita de nenhum modo o envelhecimento e prefere morrer ainda jovem.
ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 35
Sozinho vai descobrindo o caminho ...