UNESP (julho) 2009 – Questão 20

Ciências da Natureza / Biologia / Angiospermas / Polinização
Nos últimos anos, o declínio mundial no número de polinizadores gerou grandes manchetes na agricultura. O colapso das populações de abelhas, que ainda não foi compreendido de maneira completa, atraiu mais atenção, mas existiam, também, de maneira mais ampla, indícios de declínio entre os demais polinizadores.
(www.noticias.terra.com.br/ciencia. 23.10.2008.
Acessado em 07.03.2009)
 
Essa notícia, de fato, deve gerar preocupação na agricultura?
a) Sim, pois as gimnospermas, que são o grupo de plantas responsáveis pela maior produção de alimentos, necessitam de polinizadores como as abelhas para se reproduzirem.
b) Não, pois os alimentos produzidos na agricultura são provenientes de partes das plantas que não dependem da polinização para se desenvolverem.
c) Sim, pois os polinizadores são os principais responsáveis pela reprodução das angiospermas, que, por sua vez, são as maiores responsáveis pela produção de alimentos.
d) Sim, porque os polinizadores são os responsáveis pela dispersão das sementes, garantindo a reprodução das angiospermas.
e)Não, pois a maior parte da polinização nas gimnospermas ocorre pela ação do vento, garantindo a produção de seus frutos, que são muito usados na alimentação humana.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2006 – Questão 16
As figuras A e B representam duas células. Pode-se dizer que a célula A: a) é de um animal e que a célula B é de um vegetal. b) é de um vegetal e que a célula B é de um animal. c) é de um fungo e que a célula B é de um animal. d) é obrigatoriamente um parasita da célula B. e) pode sintetizar suas próprias proteínas, assim como a célula B.
Base dudow 2000 – Questão 39
A membrana plasmática, além de exercer importante papel na seleção e no transporte de substâncias para dentro e fora da célula, tem em sua constituição moléculas que trabalham na identificação de outras células iguais ou estranhas....
UNESP (julho) 2012 – Questão 84
O mercado automotivo na América Latina crescerá, no máximo, 2% em 2012. A estimativa é que, após esse período, ele voltará a expandir-se mais rapidamente, o que permitirá um crescimento médio de 5% nos próximos cinco anos. ...
ENEM 2006 – Questão 10
Entre as opções a seguir, assinale a que melhor representa a história da Terra em uma escala de 0 a 100, com comprimentos iguais para intervalos de tempo de mesma duração. a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 23
O daltonismo é uma herança recessiva ligada ao cromossomo X. Uma mulher de visão normal, cujo pai é daltônico, casou-se com um homem de visão normal. A probabilidade de crianças daltônicas na prole dessa mulher é: a) ¼ dos meninos b) ¼ das meninas c) ½ dos meninos d) 1/8 de todas as crianças e) ½ dos meninos e ½ das meninas