UNESP (julho) 2009 – Questão 10

Matemática / Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo / Seno, Cosseno e Tangente de um Ângulo Agudo
Uma das maneiras de se calcular o raio da Terra, considerando-a como uma esfera, é escalar o topo de uma montanha cuja altitude acima do nível do mar seja conhecida e medir o ângulo entre a vertical e a linha do horizonte. Sabendo-se que a altitude do topo do Pico das Agulhas Negras, em Itatiaia/RJ, é de 2 791 metros em relação ao nível do mar, e que deste ponto ao ponto, no horizonte, sobre o Oceano Atlântico, faz um ângulo de 43,6° com a vertical, o raio estimado da Terra, em quilômetros, é:
Use: sen (43,6°) = 0,69
 
a) 2,1 km.
b) 4,4 km.
c) 4,7 km.
d) 6,2 km.
e) 9,7 km.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 13
Tem-se um triângulo equilátero em que cada lado mede 6 cm. O raio do círculo circunscrito a esse triângulo, em centímetros, mede a) . b) . c) 4. d) . e) .
UNESP (julho) 2011 – Questão 65
Universitários moradores de uma mesma república resolveram, cada um, preparar um bolo. ...
FUVEST 2019 – Questão 54
Um triângulo retângulo com vértices denominados A, B e C apoia-se sobre uma linha horizontal, que corresponde ao solo, e gira sem escorregar no sentido horário. Isto é, se a posição inicial é aquela mostrada na figura, o movimento começa com...
FGV Economia 2011 – Questão 19
Na figura, a corda EF¯ é perpendicular à corda BC, sendo M o ponto médio de BC. Entre B e C toma-se U, sendo que o prolongamento de EU intercepta a circunferência em A. Em tais condições, para qualquer U distinto de M, o triângulo EUM é semelhante ao triângulo                     a) EFC. b) AUB. c) FUM. d) FCM. e) EFA.
Base dudow 2000 – Questão 39
Examine a figura:     A área do triângulo ABC representado é, em cm2: a) 60      b) 30 c) 17       d) 15        e) 18,5