UNESP (julho) 2008 – Questão 23

Ciências da Natureza / Biologia / Nutrição e Digestão / Nutrientes
Indique a alternativa que oferece uma refeição cujos alimentos relacionam-se corretamente aos nutrientes e estes, corretamente às suas respectivas utilizações no organismo.
a) Arroz integral, cujos lipídios fornecerão matéria-prima para as membranas celulares; purê de batata, cujas proteínas serão utilizadas para a produção de energia; frutas, cujos carboidratos serão utilizados nas defesas do organismo.
b) Macarrão, cujos carboidratos serão utilizados para produção de energia; molho de carne, cujas proteínas fornecerão aminoácidos ao organismo; salada, que fornecerá vitaminas que atuarão no metabolismo dos aminoácidos.
c) Feijão, cujas proteínas serão utilizadas para a produção de energia; salada de folhas, cujas fibras serão utilizadas na produção de proteínas; filé de peixe, cujas gorduras serão armazenadas como reserva de energia.
d) Salada, que fornecerá vitaminas para o metabolismo dos ácidos nucleicos; queijo, cujos lipídios fornecerão aminoácidos ao organismo; frango, cujas gorduras fornecerão matéria-prima para as membranas celulares.
e) Frutas, que fornecerão vitaminas que mantêm a integridade dos epitélios; salada, que fornecerá fibras que auxiliam o organismo na movimentação do bolo alimentar; arroz, cujos carboidratos serão utilizados para produção de proteínas.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2005 – Questão 90
O gráfico mostra os níveis de glicose no sangue de duas pessoas (A e B), nas cinco horas seguintes, após elas terem ingerido tipos e quantidades semelhantes de alimento. A pessoa A é portadora de um distúrbio hormonal que se manifesta, em...
Base dudow 2000 – Questão 36
Nas classificações antigas dos seres vivos, os fungos foram considerados como vegetais, mas, atualmente, eles figuram num Reino à parte. Uma das razões para essa mudança é a ausência, nesses organismos, de: a) clorofila. b) núcleo diferenciado. c) metabolismo próprio. d) reprodução sexuada. e) respiração aeróbica.
UNESP (julho) 2005 – Questão 45
Uma das características que diferem ondas transversais de ondas longitudinais é que apenas as ondas transversais podem ser a) polarizadas. b) espalhadas. c) refletidas. d) refratadas. e) difratadas.
Base dudow 2000 – Questão 33
"Medicina do futuro recruta vírus "bonzinhos" para vencer câncer e AIDS através de batalhas genéticas." Utilizando vírus inofensivos como vetores de genes, cientistas estão colocando nas células dos pacientes, o material genético que os...
UNESP (julho) 2007 – Questão 15
Observe o esquema do cariótipo humano de um certo indivíduo.     Sobre esse indivíduo, é correto afirmar que a) é fenotipicamente normal. b) apresenta síndrome de Edwards. c) apresenta síndrome de Turner. d) apresenta síndrome de Down. e) apresenta síndrome de Klinefelter.