UNESP (julho) 2005 – Questão 51

Ciências Humanas / História / A Expansão Marítimo-Comercial Europeia / Mercantilismo
Dia-a-dia os traficantes estão raptando nosso povo – crianças deste país, filhos de nobres e vassalos, até mesmo pessoas de nossa própria família. (...) Essa forma de corrupção e vício está tão difundida que nossa terra acha-se completamente despovoada. (...) Neste nosso reino, só precisamos de padres e professores, nada de mercadorias, a menos que sejam vinho e farinha para a Missa. (...) É nosso desejo que este reino não seja um lugar de tráfico ou transporte de escravos.
(Carta de Affonso I, Manikongo [governante do reino do Kongo, 1526] ao rei de Portugal, em Adam Hochschild, O fantasma do rei Leopoldo.)

As esperanças do Manikongo foram frustradas, pois a presença portuguesa na África, no século XVI, estava subordinada aos princípios
 
a) liberais.
b) imperialistas.
c) mercantilistas.
d) socialistas.
e) fisiocratas.
Esta questão recebeu 5 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP s. port 2007 – Questão 30
Compare o ritmo de crescimento (PIB) e a inflação em alguns países, nos anos de 2004 e 2005. ...
Base dudow 2000 – Questão 17
O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades. Estas características identificam o a) império dos persas durante o reinado de Dario. b) império babilônico durante o governo de Hamurabi. c) antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops. d) reino de Israel sob o comando de Davi. e) estado espartano durante a vigência das leis de Dracon.
UNESP (julho) 2009 – Questão 25
Observe a figura. AMÉRICA DO SUL Adaptado de Almeida e outros Ela representa: a) os domínios das vegetações naturais na América do Sul. b) os quatro principais domínios morfoclimáticos da América do Sul. c) áreas de concentração de carvão, petróleo, manganês e bauxita na América do Sul. d) as grandes unidades geológicas da América do Sul. e) os quatro principais grupos climáticos existentes na América do Sul.
UNESP (julho) 2014 – Questão 63
A febre terçã, a qual um dos versos se refere, é um sintoma característico da: ...
UERJ 2009 – Questão 46
Adaptado de Revista Domingo, 23/03/2008 As políticas imigratórias recentes dos países europeus têm alterado as relações entre o Brasil e os membros da União Européia, com desdobramentos inclusive no campo diplomático. Um fator que gerou o aumento de controle sobre os imigrantes brasileiros foi a integração do País à rede de: a) espiões industriais b) trabalhadores ilegais c) refugiados ambientais d) ativistas fundamentalistas