UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 8

Linguagens / Português / Funções Sintáticas - Geral / Combinação de funções sintáticas
Debret e a construção do imaginário histórico brasileiro
 
Para entendermos a influência de Debret sobre o nosso imaginário, vamos observar1 e comparar a imagem do índio e a do negro a seguir.
FONTE:http://educacao.uol.com.br/artes/missao-artistica-debret.jhtm (adaptado)
 
Como o índio está representado? E os negros?
A representação do índio é totalmente idealizada. Para Debret e outros pintores neoclássicos, os índios são sempre fortes, têm traços bem-definidos e estão sempre em cenas heroicas2. Quanto aos escravos, ainda que em situação de punição, as cores da pintura minimizam o drama do castigo, e a senzala, local onde provavelmente estão, encontra-se inclusive limpa, iluminada. Será que vem daí o fato de esquecermos, muitas vezes, que houve escravidão indígena no Brasil?3 Ou, ainda, viriam dessas imagens a ideia de que os índios eram fortes e não se deixavam escravizar?4 Embora a escravidão africana tenha sido muito maior, em termos de número de escravos, os índios também foram escravizados, principalmente no período do bandeirismo.
Com relação aos negros, dificilmente vemos5 a representação de homens revoltosos6 e descontentes7 com sua situação de cativos. Normalmente, eles estão trabalhando – e, quando castigados, têm um olhar resignado. Será que vem daí a ideia de uma "democracia racial" no Brasil?8
Diversos fatores contribuem para a construção do imaginário sobre determinada época, mas, certamente, a comunicação visual – por meio de pinturas e gravuras, ou da fotografia, da tevê e do cinema – tem uma força muito grande.
Fonte: ALENCAR, V. P. Debret e a cobstrução do imaginário histórico brasileiro. Disponível em http://www.educacao.uol.com.b/cultura-brasileira/missao-artistica-francesa-2-debret-e-a-construcao-do-imaginario-historico-brasileiro.jhtm. (adaptado)
 
Com relação à estrutura sintática de passagens do texto, assinale a alternativa que apresenta uma análise correta.
a) O título "Debret e a construção do imaginário histórico brasileiro" é uma oração nominal que tem subjacente uma ação, razão pela qual, sem mudança de sentido, pode ser reescrita assim: "Debret construiu o imaginário histórico brasileiro".
b) O predicativo "fortes" (ref.2), o objeto direto "traços bem-definidos" (ref.2) e o adjunto adverbial "em cenas heroicas" (ref.2) corroboram a descrição do índio representado, na obra de Debret, como guerreiro.
c) Por meio de estruturas interrogativas nas refêrencias 3,4 e 8, é solicitada uma série de informações que são fornecidas ao longo do texto.
d) O uso dos vocábulos "revoltosos" (ref.6) e "descontentes" (ref.7) caracteriza os negros representados nas obras de Debret.
e) Em trechos com verbos em primeira pessoa do plural, como em "vamos observar" (ref.1) e "dificilmente vemos"
(ref.5), inclui-se como sujeito o autor e exclui-se o leitor.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 6
Observe o verso: "As palavras não nascem amarradas" Assinale a alternativa em que o sujeito e o predicado da oração estejam corretamente analisados: a) sujeito composto e predicado nominal b) sujeito simples e predicado verbo-nominal c) sujeito composto e predicado verbal d) sujeito simples e predicado nominal e) sujeito simples e predicado verbal
UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 2
Assinale a afirmativa correta sobre o texto. ...
Base dudow 2000 – Questão 50
(Mackenzie-SP) Portal do Assinante Estadão. Aqui não há visitantes, só gente de casa. ...
UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 21
Na primeira fase da revolução industrial, o processo de exploração do carvão, na Inglaterra, foi melhorado com a utilização de máquinas a vapor, para retirar a água acumulada nas minas. Considere uma máquina a vapor representada pelo...
FATEC 2007 – Questão 48
LIBRA (23 set. a 22 out.) ...