UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 8

Linguagens / Português / Funções Sintáticas - Geral / Combinação de funções sintáticas
Debret e a construção do imaginário histórico brasileiro
 
Para entendermos a influência de Debret sobre o nosso imaginário, vamos observar1 e comparar a imagem do índio e a do negro a seguir.
FONTE:http://educacao.uol.com.br/artes/missao-artistica-debret.jhtm (adaptado)
 
Como o índio está representado? E os negros?
A representação do índio é totalmente idealizada. Para Debret e outros pintores neoclássicos, os índios são sempre fortes, têm traços bem-definidos e estão sempre em cenas heroicas2. Quanto aos escravos, ainda que em situação de punição, as cores da pintura minimizam o drama do castigo, e a senzala, local onde provavelmente estão, encontra-se inclusive limpa, iluminada. Será que vem daí o fato de esquecermos, muitas vezes, que houve escravidão indígena no Brasil?3 Ou, ainda, viriam dessas imagens a ideia de que os índios eram fortes e não se deixavam escravizar?4 Embora a escravidão africana tenha sido muito maior, em termos de número de escravos, os índios também foram escravizados, principalmente no período do bandeirismo.
Com relação aos negros, dificilmente vemos5 a representação de homens revoltosos6 e descontentes7 com sua situação de cativos. Normalmente, eles estão trabalhando – e, quando castigados, têm um olhar resignado. Será que vem daí a ideia de uma "democracia racial" no Brasil?8
Diversos fatores contribuem para a construção do imaginário sobre determinada época, mas, certamente, a comunicação visual – por meio de pinturas e gravuras, ou da fotografia, da tevê e do cinema – tem uma força muito grande.
Fonte: ALENCAR, V. P. Debret e a cobstrução do imaginário histórico brasileiro. Disponível em http://www.educacao.uol.com.b/cultura-brasileira/missao-artistica-francesa-2-debret-e-a-construcao-do-imaginario-historico-brasileiro.jhtm. (adaptado)
 
Com relação à estrutura sintática de passagens do texto, assinale a alternativa que apresenta uma análise correta.
a) O título "Debret e a construção do imaginário histórico brasileiro" é uma oração nominal que tem subjacente uma ação, razão pela qual, sem mudança de sentido, pode ser reescrita assim: "Debret construiu o imaginário histórico brasileiro".
b) O predicativo "fortes" (ref.2), o objeto direto "traços bem-definidos" (ref.2) e o adjunto adverbial "em cenas heroicas" (ref.2) corroboram a descrição do índio representado, na obra de Debret, como guerreiro.
c) Por meio de estruturas interrogativas nas refêrencias 3,4 e 8, é solicitada uma série de informações que são fornecidas ao longo do texto.
d) O uso dos vocábulos "revoltosos" (ref.6) e "descontentes" (ref.7) caracteriza os negros representados nas obras de Debret.
e) Em trechos com verbos em primeira pessoa do plural, como em "vamos observar" (ref.1) e "dificilmente vemos"
(ref.5), inclui-se como sujeito o autor e exclui-se o leitor.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2009 – Questão 43
Os espaços do texto devem ser preenchidos, respectivamente, com a) Por que ... retivesse b) Porque ... retesse c) Porquê ... retinha d) Por quê ... retivesse e) Por que ... retesse
UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 2
Assinale a afirmativa correta sobre o texto. ...
Base dudow 2000 – Questão 50
(Mackenzie-SP) Portal do Assinante Estadão. Aqui não há visitantes, só gente de casa. ...
UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 45
Habilidoso, o homem representou todo o corpo humano em desenhos para estudá-lo. O esquema a seguir representa o processo de deglutição. ...
Base dudow 2000 – Questão 6
Observe o verso: "As palavras não nascem amarradas" Assinale a alternativa em que o sujeito e o predicado da oração estejam corretamente analisados: a) sujeito composto e predicado nominal b) sujeito simples e predicado verbo-nominal c) sujeito composto e predicado verbal d) sujeito simples e predicado nominal e) sujeito simples e predicado verbal