UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 7

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
A respeito de O Cortiço, de Aluísio Azevedo, classifique as afirmações seguintes como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O texto aponta a análise minuciosa da sociedade, como se as situações envolvendo as personagens do romance fossem observadas através de uma lupa, o que implica o  detalhamento e a objetividade evidentes na obra.
( ) A profunda análise do coletivo é focada em figuras marginalizadas, as quais se orientam pelo instinto, não racionalmente, o que atesta o pendor cientificista de Azevedo nesse romance naturalista, embora não ocorra a animalização das personagens.
( ) O meio e o contexto histórico, para os naturalistas, têm total influência sobre os homens, o que explica a postura de João Romão, Rita Baiana e Jerônimo, personagens apresentadas pelo narrador como produto da raça e do meio.
A sequência correta é
a) V – F – V.
b) F – V – F.
c) V – V – V.
d) V – F – F.
e) F – V – V.

Veja outras questões semelhantes:

PASUSP 2009 – Questão 11
Assinale a alternativa em que o termo assim tem o mesmo sentido que em “Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo”. a) Mesmo avisado, ainda assim ele foi enganado. b) O jardim ficava assim de sabiá. c) Assim como ele, outros alunos faltaram ao curso. d) Contei as novidades, assim que cheguei. e) Jamais morrer assim sozinho.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 42
10 de maio ...
UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 5
Observe a imagem das ruínas de Cartago, no território da atual Tunísia. ...
ENEM 2008 – Questão 46
São Paulo vai se recensear. O governo quer saber quantas pessoas governa. A indagação atingirá a fauna e a flora domesticadas. Bois, mulheres e algodoeiros serão reduzidos a números e invertidos em estatísticas. ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 15
O Simbolismo se caracterizou, entre outros aspectos, pela exploração dos sons da língua para estabelecer nos poemas uma musicalidade característica, por meio de diferentes processos de repetição de sons ao longo dos versos e em estrofes...