UFSCar - Por e Ing 2009 – Questão 3

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
— Não refez então o capítulo? – indagou ela logo que entrei.
— Oh, não, Miss Jane. Suas palavras abriram-me os olhos.
Convenci-me de que não possuo qualidades literárias e não quero insistir – retruquei com ar ressentido.
— Pois tem de insistir – foi sua resposta (...) Lembre-se do esforço incessante de Flaubert* para atingir a luminosa clareza que só a sábia simplicidade dá. A ênfase, o empolado, o enfeite, o contorcido, o rebuscamento de expressões, tudo isso nada tem com a arte de escrever, porque é artifício e o artifício é a cuscuta** da arte. Puros maneirismos que em nada contribuem para o fim supremo: a clara e fácil expressão da idéia.
— Sim, Miss Jane, mas sem isso fico sem estilo ...
Que finura de sorriso temperado de meiguice aflorou nos lábios da minha amiga!
— Estilo o senhor Ayrton só o terá quando perder em absoluto a preocupação de ter estilo. Que é estilo, afinal?
— Estilo é ... – ia eu responder de pronto, mas logo engasguei, e assim ficaria se ela muito naturalmente não mo definisse de gentil maneira.
— ... é o modo de ser de cada um. Estilo é como o rosto: cada qual possui o que Deus lhe deu. Procurar ter um certo estilo vale tanto como procurar ter uma certa cara. Sai máscara fatalmente – essa horrível coisa que é a máscara ...
— Mas o meu modo natural de ser não tem encantos, Miss Jane, é bruto, grosseiro, inábil, ingênuo. Quer então que escreva desta maneira?
— Pois perfeitamente! Seja como é, e tudo quanto lhe parece defeito surgirá como qualidades, visto que será reflexo da coisa única que tem valor num artista – a personalidade.
 (Monteiro Lobato, O presidente negro.)
 
*Gustave Flaubert (1821–1880), escritor realista francês considerado um dos maiores do Ocidente.
** cuscuta planta parasita.
Do diálogo entre os dois personagens, pode-se deduzir que a relação entre Ayrton e Miss Jane é de
a) animosidade.
b) respeito.
c) inveja.
d) competição.
e) indiferença.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 2
De acordo com o texto, ...
UNESP 2014 – Questão 5
No dia em que tivera que ceder a posição, a um menino do Cabo Frio, fora para ele como se tivesse perdido as duas pernas. ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 13
... deixou, por duas vezes, os norte-americanos fascinados ao voar baixo pelas ruas de New York... Com esta frase, o cronista esportivo quer significar que Marílson a) fez voos rasantes nas ruas de Nova Iorque em algum tipo de exibição aviatória. b) participou de corridas de automóvel nos Estados Unidos. c) venceu duas corridas em Nova Iorque. d) empregou aviões para avaliar os trajetos das corridas. e) também participa de competições de ultraleves.
FUVEST 2013 – Questão 71
De acordo com o texto, a sociedade será democrática quando ...
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 116
Não é raro ouvirmos falar que o Brasil é o país das danças ou um país dançante. Essa nossa “fama” é bem pertinente, se levarmos em consideração a diversidade de manifestações rítmicas e expressivas existentes de Norte a Sul. Sem...