UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 5

Linguagens / Português / Período Composto – Subordinação / Oração Subordinada Adverbial
Sob a ótica do senso comum, conhecimento tem a ver com familiaridade. O conhecido, diz a linguagem comum, é o familiar. Se você está acostumado com alguma coisa, se você lida e se relaciona habitualmente com ela, então você pode dizer que a conhece. O desconhecido, por oposição, é o estranho. O grau de conhecimento, nessa perspectiva, é função do grau de familiaridade: quanto mais familiar, mais conhecido. Daí a fórmula: “eu sei = estou familiarizado com isso como algo certo”. Mas se o objeto revela alguma anormalidade, se ele ganha um aspecto distinto ou se comporta de modo diferente daquele a que estou habituado, perco a segurança que tinha e percebo que não o conhecia tão bem quanto imaginava. Urge domá-lo, reapaziguar a imaginação. Ao reajustar minha expectativa e ao familiarizar-me com o novo aspecto ou o novo comportamento, recupero a sensação de conhecê-lo.
Sob a ótica da abordagem científica, contudo, a familiaridade é não só falha como critério de conhecimento como ela é inimiga do esforço de conhecer. A sensação subjetiva de conhecimento associada à familiaridade é ilusória e inibidora da curiosidade interrogante de onde brota o saber. O familiar não tem o dom de se tornar conhecido só porque estamos habituados a ele. Aquilo a que estamos acostumados, ao contrário, revela-se com frequência o mais difícil de conhecer verdadeiramente.
 (Eduardo Giannetti, Auto-engano, p. 72.)
Assinale a alternativa que mantém o sentido e a construção sintática do trecho: se ele ganha um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.
a) Embora ele ganhe um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.
b) Mas ele ganha um aspecto distinto, aí perco a segurança que tinha.
c) Ele ganha, contudo, um aspecto distinto, e perco a segurança que tinha.
d) À medida que ele ganha um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.
e) Uma vez que ele ganhe um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 7
Disponível em: http://arquivo-x.webnode.com. ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 57
...
UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 11
De acordo com o primeiro parágrafo, podemos concluir que ...
ENEM 3ªAplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 129
A história do futebol é uma triste viagem do prazer ao dever. Ao mesmo tempo em que o esporte se tornou indústria, foi desterrando a beleza que nasce da alegria de jogar só pelo prazer de jogar. Neste mundo do fim do século, o futebol...
Base dudow 2000 – Questão 37
Observe os períodos adiante, diferentes quanto à pontuação. ...