UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 5

Linguagens / Português / Período Composto – Subordinação / Oração Subordinada Adverbial
Sob a ótica do senso comum, conhecimento tem a ver com familiaridade. O conhecido, diz a linguagem comum, é o familiar. Se você está acostumado com alguma coisa, se você lida e se relaciona habitualmente com ela, então você pode dizer que a conhece. O desconhecido, por oposição, é o estranho. O grau de conhecimento, nessa perspectiva, é função do grau de familiaridade: quanto mais familiar, mais conhecido. Daí a fórmula: “eu sei = estou familiarizado com isso como algo certo”. Mas se o objeto revela alguma anormalidade, se ele ganha um aspecto distinto ou se comporta de modo diferente daquele a que estou habituado, perco a segurança que tinha e percebo que não o conhecia tão bem quanto imaginava. Urge domá-lo, reapaziguar a imaginação. Ao reajustar minha expectativa e ao familiarizar-me com o novo aspecto ou o novo comportamento, recupero a sensação de conhecê-lo.
Sob a ótica da abordagem científica, contudo, a familiaridade é não só falha como critério de conhecimento como ela é inimiga do esforço de conhecer. A sensação subjetiva de conhecimento associada à familiaridade é ilusória e inibidora da curiosidade interrogante de onde brota o saber. O familiar não tem o dom de se tornar conhecido só porque estamos habituados a ele. Aquilo a que estamos acostumados, ao contrário, revela-se com frequência o mais difícil de conhecer verdadeiramente.
 (Eduardo Giannetti, Auto-engano, p. 72.)
Assinale a alternativa que mantém o sentido e a construção sintática do trecho: se ele ganha um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.
a) Embora ele ganhe um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.
b) Mas ele ganha um aspecto distinto, aí perco a segurança que tinha.
c) Ele ganha, contudo, um aspecto distinto, e perco a segurança que tinha.
d) À medida que ele ganha um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.
e) Uma vez que ele ganhe um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 13
A leitura da tirinha deixa evidente que os seres humanos genéricos ...
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 10
Um homem do mundo me perguntou: ...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 39
TEXTO I ...
FUVEST 2011 – Questão 77
Segundo o texto, a questão racial configura-se como "enigma", porque: a) é presa de acirrados antagonismos sociais. b) tem origem no preconceito, que é de natureza irracional. c) encobre os interesses de determinados estratos sociais. d) parece ser herança histórica, mas surge na contemporaneidade. e) muda sem cessar, sem que, por isso, seja superada.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 8
É ruivo? Tem olhos azuis? É homem ou mulher? Usa chapéu? Quem jogou Cara a Cara na infância sabe de cor o roteiro de perguntas para adivinhar quem é o personagem misterioso do seu oponente. Agora, o jogo está prestes a ganhar uma nova versão....