UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 5

Linguagens / Português / Período Composto – Subordinação / Oração Subordinada Adverbial
Sob a ótica do senso comum, conhecimento tem a ver com familiaridade. O conhecido, diz a linguagem comum, é o familiar. Se você está acostumado com alguma coisa, se você lida e se relaciona habitualmente com ela, então você pode dizer que a conhece. O desconhecido, por oposição, é o estranho. O grau de conhecimento, nessa perspectiva, é função do grau de familiaridade: quanto mais familiar, mais conhecido. Daí a fórmula: “eu sei = estou familiarizado com isso como algo certo”. Mas se o objeto revela alguma anormalidade, se ele ganha um aspecto distinto ou se comporta de modo diferente daquele a que estou habituado, perco a segurança que tinha e percebo que não o conhecia tão bem quanto imaginava. Urge domá-lo, reapaziguar a imaginação. Ao reajustar minha expectativa e ao familiarizar-me com o novo aspecto ou o novo comportamento, recupero a sensação de conhecê-lo.
Sob a ótica da abordagem científica, contudo, a familiaridade é não só falha como critério de conhecimento como ela é inimiga do esforço de conhecer. A sensação subjetiva de conhecimento associada à familiaridade é ilusória e inibidora da curiosidade interrogante de onde brota o saber. O familiar não tem o dom de se tornar conhecido só porque estamos habituados a ele. Aquilo a que estamos acostumados, ao contrário, revela-se com frequência o mais difícil de conhecer verdadeiramente.
 (Eduardo Giannetti, Auto-engano, p. 72.)
Assinale a alternativa que mantém o sentido e a construção sintática do trecho: se ele ganha um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.
a) Embora ele ganhe um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.
b) Mas ele ganha um aspecto distinto, aí perco a segurança que tinha.
c) Ele ganha, contudo, um aspecto distinto, e perco a segurança que tinha.
d) À medida que ele ganha um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.
e) Uma vez que ele ganhe um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 1
Segundo o autor do texto, a) quanto mais familiar o que estudamos, mais fácil é conhecê-lo. b) a imaginação é importante para entender o que conhecemos. c) aquilo que é habitual leva ao verdadeiro conhecimento. d) em ciência, deve-se desconfiar daquilo que é familiar. e) não há reciprocidade entre conhecimento e a sensação de paz.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 104
A gentileza é algo difícil de ser ensinado e vai muito além da palavra educação. Ela é difícil de ser encontrada, mas fácil de ser identificada, e acompanha pessoas generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro...
UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 3
A análise psicológica das personagens frente a precariedade da condição humana se constitui em importante foco da obra machadiana. Observe o trecho a seguir, extraído do conto "Um homem célebre". ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 29
Disponível em: www.sul21.com.br. Acesso em: 1 dez. 2017 (adaptado). Nesse texto, busca-se convencer o leitor a mudar seu comportamento por meio da associação de verbos no modo imperativo à a) indicação de diversos canais de atendimento. b) divulgação do Centro de Defesa da Mulher. c) informação sobre a duração da campanha. d) apresentação dos diversos apoiadores. e) utilização da imagem das três mulheres.
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 7
Disponível em: http://arquivo-x.webnode.com. ...