UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 2

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Sob a ótica do senso comum, conhecimento tem a ver com familiaridade. O conhecido, diz a linguagem comum, é o familiar. Se você está acostumado com alguma coisa, se você lida e se relaciona habitualmente com ela, então você pode dizer que a conhece. O desconhecido, por oposição, é o estranho. O grau de conhecimento, nessa perspectiva, é função do grau de familiaridade: quanto mais familiar, mais conhecido. Daí a fórmula: “eu sei = estou familiarizado com isso como algo certo”. Mas se o objeto revela alguma anormalidade, se ele ganha um aspecto distinto ou se comporta de modo diferente daquele a que estou habituado, perco a segurança que tinha e percebo que não o conhecia tão bem quanto imaginava. Urge domá-lo, reapaziguar a imaginação. Ao reajustar minha expectativa e ao familiarizar-me com o novo aspecto ou o novo comportamento, recupero a sensação de conhecê-lo.
Sob a ótica da abordagem científica, contudo, a familiaridade é não só falha como critério de conhecimento como ela é inimiga do esforço de conhecer. A sensação subjetiva de conhecimento associada à familiaridade é ilusória e inibidora da curiosidade interrogante de onde brota o saber. O familiar não tem o dom de se tornar conhecido só porque estamos habituados a ele. Aquilo a que estamos acostumados, ao contrário, revela-se com frequência o mais difícil de conhecer verdadeiramente.
 (Eduardo Giannetti, Auto-engano, p. 72.)
Segundo Giannetti, o senso comum
a) deve ser levado em conta em situações familiares.
b) é o inverso daquilo que é familiar e não-científico.
c) define que algo é certo, em termos de ciência.
d) é prejudicial à ótica da abordagem científica.
e) tem a função de domar e inverter a realidade.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 49
O NOVO PLANETA DOS HOMENS ...
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 5
No contexto, as palavras mina e efêmeras assumem, respectivamente, o sentido de a) abala e passageiras. b) reduz e mensuráveis. c) altera e transitórias. d) atenua e perenes. e) reforça e duradouras.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 27
Uma marca de eletrodomésticos que retornou para o mercado brasileiro posicionou painéis em pontos estratégicos da cidade de São Paulo com frases que trazem histórias reais de mulheres que desafiaram padrões e estereótipos, com a premissa de...
UNESP 2016 – Questão 12
O termo “dogmatismo”, no contexto do verbete, significa: a) desprezo aos acontecimentos da atualidade. b) obediência à constituição e às leis do país. c) ausência de ideologia nas manifestações de opinião. d) opiniões assumidas como verdadeiras e imutáveis. e) conjunto de verdades religiosas.
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 5
Segundo o texto, ...