UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 2

Linguagens / Português / Semântica / Conceitos Básicos
O valor do futuro depende do que se pode esperar dele. Portanto: se você acredita de fato em alguma forma de existência post mortem determinada pelo que fizermos em vida, então todo cuidado é pouco: os juros prospectivos são infinitos. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz na vida mortal sem pôr em risco as incomensuráveis graças do porvir. Se você acredita, ao contrário, que a morte é o fim definitivo de tudo, então o valor do intervalo finito de duração indefinida da vida tal como a conhecemos aumenta. Ela é tudo o que nos resta, e o único desafio é fazer dela o melhor de que somos capazes. E, finalmente, se você duvida de qualquer conclusão humana sobre o após-a-morte e sua relação com a vida terrena, então você contesta o dogmatismo das crenças estabelecidas, não abdica da busca de um sentido transcendente para o mistério de existir e mantém uma janelinha aberta e bem arejada para o além. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz da vida que conhecemos, mas sem descartar nenhuma hipótese, nem sequer a de que ela possa ser, de fato, tudo o que nos é dado para sempre. 
Eduardo Giannetti, O valor do amanhã, p. 123
O trecho — e mantém uma janelinha aberta e bem arejada para o além — pode ser substituído, sem prejuízo para o sentido do texto, por:
a) e mantém, cada vez, uma janelinha aberta e bem arejada para o além.
b) e mantém, tal como, uma janelinha aberta e bem arejada para o além.
c) e mantém, também, uma janelinha aberta e bem arejada para o além.
d) e mantém, salvo se, uma janelinha aberta e bem arejada para o além.
e) e mantém, às vezes, uma janelinha aberta e bem arejada para o além.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 41
Enquanto isso, nos bastidores do universo ...
Base dudow 2000 – Questão 44
Em qual das orações a seguir, a conjunção coordenativa POIS estabelece uma conclusão? a) Venha logo, pois sua presença é importante. b) As matrículas foram encerradas; nada pode ser feito, pois. c) Fale mais alto, pois a ligação está ruim. d) Não demore, pois não gosto de ficar sozinha. e) Choveu, pois as ruas estão molhadas.
Base dudow 2000 – Questão 22
Nas orações: Este livro é melhor do que aquele e Este livro é mais lindo do que aquele, há os graus comparativos: a) De superioridade, respectivamente sintético e analítico; b) De superioridade, ambos analíticos; c) De superioridade, ambos sintéticos; d) Relativos; e) Superlativos;
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 30
Qual a diferença entre freios ventilados, ...
FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 47
Os versos finais de quatro das estrofes começam com a conjunção “ou”; o sentido dela, nos quatro versos em questão, pode ser mais bem descrito como a) ênfase, destacando cada oração. b) explicação, equivalente a “isto é”. c) consequência das causas precedentes. d) alternância ou exclusão. e) dúvida ou conclusão.