UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 2

Linguagens / Português / Semântica / Conceitos Básicos
O valor do futuro depende do que se pode esperar dele. Portanto: se você acredita de fato em alguma forma de existência post mortem determinada pelo que fizermos em vida, então todo cuidado é pouco: os juros prospectivos são infinitos. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz na vida mortal sem pôr em risco as incomensuráveis graças do porvir. Se você acredita, ao contrário, que a morte é o fim definitivo de tudo, então o valor do intervalo finito de duração indefinida da vida tal como a conhecemos aumenta. Ela é tudo o que nos resta, e o único desafio é fazer dela o melhor de que somos capazes. E, finalmente, se você duvida de qualquer conclusão humana sobre o após-a-morte e sua relação com a vida terrena, então você contesta o dogmatismo das crenças estabelecidas, não abdica da busca de um sentido transcendente para o mistério de existir e mantém uma janelinha aberta e bem arejada para o além. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz da vida que conhecemos, mas sem descartar nenhuma hipótese, nem sequer a de que ela possa ser, de fato, tudo o que nos é dado para sempre. 
Eduardo Giannetti, O valor do amanhã, p. 123
O trecho — e mantém uma janelinha aberta e bem arejada para o além — pode ser substituído, sem prejuízo para o sentido do texto, por:
a) e mantém, cada vez, uma janelinha aberta e bem arejada para o além.
b) e mantém, tal como, uma janelinha aberta e bem arejada para o além.
c) e mantém, também, uma janelinha aberta e bem arejada para o além.
d) e mantém, salvo se, uma janelinha aberta e bem arejada para o além.
e) e mantém, às vezes, uma janelinha aberta e bem arejada para o além.

Veja outras questões semelhantes:

UFSM PS1 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 16
Compare, agora, dois poemas escritos em séculos diferentes: o soneto da questão anterior, de Gregório de Matos (século XVII) e este fragmento de uma lira de Tomás Antônio Gonzaga (século XVIII): ...
UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 13
No primeiro tipo de busca mencionado pelo texto, ...
UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 7
Assinale a alternativa em que o emprego do verbo dar se aproxima mais da maneira como é empregado no trecho: Houve um tempo em que minha janela dava para um canal. a) Às vezes, minha imaginação dava com ela a sorrir ao meu lado. b) Faz um ano que seu amigo não dá sinal de vida. c) Deu na televisão que vai chover amanhã à tarde. d) No final da corrida, Felipe Massa deu tudo o que pôde. e) É preciso dar andamento àquele seu projeto.
UNESP 2017 – Questão 8
No excerto, o escritor satiriza, sobretudo. a) a compra do perdão para os pecados cometidos. b) a preocupação do clero com a riqueza material. c) o desmantelamento da hierarquia eclesiástica. d) a concessão do perdão a almas pecadoras. e) o relaxamento dos costumes do clero.
Base dudow 2000 – Questão 39
No trecho "a nossa língua (...) não está em perigo de desaparecimento, MUITO MENOS de mistura", a expressão destacada expressa, e de forma enfática, uma relação de: a) adição. b) oposição. c) concessão. d) explicação. e) conclusão.