UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 1

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
O valor do futuro depende do que se pode esperar dele. Portanto: se você acredita de fato em alguma forma de existência post mortem determinada pelo que fizermos em vida, então todo cuidado é pouco: os juros prospectivos são infinitos. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz na vida mortal sem pôr em risco as incomensuráveis graças do porvir. Se você acredita, ao contrário, que a morte é o fim definitivo de tudo, então o valor do intervalo finito de duração indefinida da vida tal como a conhecemos aumenta. Ela é tudo o que nos resta, e o único desafio é fazer dela o melhor de que somos capazes. E, finalmente, se você duvida de qualquer conclusão humana sobre o após-a-morte e sua relação com a vida terrena, então você contesta o dogmatismo das crenças estabelecidas, não abdica da busca de um sentido transcendente para o mistério de existir e mantém uma janelinha aberta e bem arejada para o além. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz da vida que conhecemos, mas sem descartar nenhuma hipótese, nem sequer a de que ela possa ser, de fato, tudo o que nos é dado para sempre. 
Eduardo Giannetti, O valor do amanhã, p. 123
Nesse texto, o autor: 
a) oferece duas alternativas de raciocínio para o após-a-morte.
b) defende, de qualquer maneira, o investimento na vida física.
c) defende as religiões orientais que propõem a sobrevida do espírito.
d) fala sobre investimentos financeiros a longo prazo.
e) defende a ideia de correr riscos agora, sem a esperança no porvir.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 2
OS JOVENS VELHOS FRANCESES ...
FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 54
As expressões em destaque – ... sabe-se que o ajuste foi vago, tanto que o dono da loja imaginou ter as mãos livres para vendê-lo a outra pessoa. – permitem o reconhecimento do fato e do boato. ...
Base dudow 2000 – Questão 10
Observe: ...
UNESP 2016 – Questão 10
Segundo o verbete, uma característica comum à crônica e à reportagem é: a) a relação direta com o acontecimento. b) a interpretação do acontecimento. c) a necessidade de noticiar de acordo com a filosofia do jornal. d) o desejo de informar realisticamente sobre o ocorrido. e) o objetivo de questionar as causas sociais dos fatos.
ENEM 2008 – Questão 5
Um jornal de circulação nacional publicou a seguinte notícia: ...