UFSCar - Por e Ing 2006 – Questão 2

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Na minha opinião, existe no Brasil, em permanente funcionamento, não fechando nem para o almoço, uma Central Geral de Maracutaia. Não é possível que não exista. E, com toda a certeza, é uma das organizações mais perfeitas já constituídas, uma contribuição inestimável do nosso país ao patrimônio da raça humana. Nada de novo é implantado sem que surja no mesmo instante, às vezes sem intervalo visível, imediatamente mesmo, um esquema bem montado para fraudar o que lá seja que tenha sido criado. [...] Exemplo mais recente ocorreu em São Paulo, mas podia ser em qualquer outra cidade do país, porque a CGM é onipresente, não deixa passar nada, nem discrimina ninguém. Segundo me contam aqui, a prefeitura de São Paulo agora fornece caixão e enterro gratuitos para os doadores de órgãos, certamente os mais pobres. Basta que a família do morto prove que ele doou pelo menos um órgão, para receber o benefício. Mas claro, é isso mesmo, você adivinhou, ser brasileiro é meramente uma questão de prática. Surgiram indivíduos ou organizações que, mediante uma módica contraprestação pecuniária, fornecem documentação falsa, “provando” que o defunto doou órgãos, para que o caixão e o enterro sejam pagos com dinheiro público.
(João Ubaldo Ribeiro. O Estado de S.Paulo, 18.09.2005.)
No trecho — uma contribuição inestimável do nosso país ao patrimônio da raça humana. —, contribuição tem como referência
a) o Brasil, em geral.
b) fechamento para o almoço.
c) Central Geral de Maracutaia.
d) a opinião do autor.
e) a Prefeitura de São Paulo.

Veja outras questões semelhantes:

UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 40
Todos os poemas que seguem tomam o crepúsculo como tema ou motivo, propondo a oposição entre luz e trevas. ...
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 20
Destak, nov. 2015 (adaptado). A imagem da caneta de tinta vermelha, associada às frases do cartaz, é utilizada na campanha para mostrar ao possível doador que a) a doação de sangue faz bem à saúde. b) a linha da vida é fina como o traço de caneta. c) a atitude de doar sangue é muito importante. d) a caneta vermelha representa a atitude do doador. e) a reserva do banco de sangue está chegando ao fim.
UERJ 2006 – Questão 14
As sequências textuais e as imagens das propagandas destacam a violência característica do dia-a-dia da prática jornalística. ...
UNESP 2017 – Questão 9
No excerto, o traço mais característico do diabo é a) o autoritarismo, visível no seguinte trecho: “Não façamos mais detença”. b) a curiosidade, visível no seguinte trecho: “Danças também o tordião?”. c) a ironia, visível no seguinte trecho: “Que preciosa clausura!”. d) a ingenuidade, visível no seguinte trecho: “Fizeste bem, que é lindura!”. e) o sarcasmo, visível no seguinte trecho: “Pois dada está já a sentença!”
UFABC 2008 – Questão 3
Charge do dia ...