UFSCar - Bio, Fís e Geo 2009 – Questão 29

Ciências Humanas / Geografia / Formações Vegetais e Degradação Ambiental / Introdução - Formações Vegetais e Degradação Ambiental
Dois problemas ambientais similares, porém distintos, têm afetado o solo de regiões brasileiras situadas a cerca de quatro mil quilômetros de distância uma da outra: a desertificação e a arenização.
(L. Almeida & T. Rigolin, 2005.)
 
A respeito destes problemas e de suas áreas de abrangência, é correto afirmar que:
a) a desertificação ocorre em regiões de clima árido e a arenização em áreas de clima tropical alternadamente úmido e seco.
b) a desertificação é típica de regiões de solos profundos, com formação intensa de lateritas, e a arenização é típica de solos pobres de elevada acidez.
c) a desertificação vem ocorrendo nos planaltos centrais do Brasil e a arenização é característica do norte da Amazônia, onde há desmatamento.
d) a desertificação ocorre em áreas de relevo de planícies aluviais e a arenização em relevos cristalinos levemente ondulados.
e) no Brasil, há risco de desertificação no bioma da caatinga e verificam-se pontos de arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 88
A ampliação das áreas urbanizadas, devido à construção de áreas impermeabilizadas, repercute na capacidade de infiltração das águas no solo, favorecendo o escoamento superficial, a concentração das enxurradas e a ocorrência de ondas...
Base dudow 2000 – Questão 12
Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir. Os mapas 1, 2 e 3 representam, respectivamente, a) mapa 1 = longitude; mapa 2 = latitude; mapa 3 = zonas climáticas b) mapa1 = meridianos; mapa 2 = paralelos; mapa 3 = zonas climáticas c) mapa1 = latitude; mapa 2 = paralelos; mapa 3 = fusos horários d) mapa1 = paralelos; mapa 2 = meridianos; mapa 3 = zonas climáticas e) mapa1 = meridianos; mapa 2 = longitude; mapa 3 = fusos horários
Base dudow 2000 – Questão 32
Observe os gráficos. Comparando-se os dados disponíveis nos dois gráficos é possível afirmar que: a) a vegetação aumenta a estabilidade da encosta e reforça o solo. b) a passagem do tempo corresponde a um maior reflorestamento. c) a presença de vegetação acentua o número de deslizamentos. d) a perda de solo diminui com a ausência de vegetação arbórea. e) o grau de desmatamento é inversamente proporcional ao número de deslizamentos.
FUVEST 2006 – Questão 55
No Brasil, o setor agroindustrial prevê aumento significativo da produção de cana-de-açúcar para os próximos anos. Isso pode ser atribuído ...
UFSCar - Bio, Fís e Geo 2007 – Questão 14
Ao desferir a primeira machadada, a personagem da tirinha movimenta vigorosamente seu machado, que atinge a árvore com energia cinética de 4π2 J. Como a lâmina de aço tem massa 2 kg, desconsiderando-se a inércia do cabo, o impulso transferido para a árvore na primeira machadada, em N.s, foi de a) π. b) 3,6. c) 4 π. d) 12,4. e) 6 π.