UFSCar - Bio, Fís e Geo 2006 – Questão 27

Ciências Humanas / Geografia / Migrações Internacionais / Introdução - Migrações Internacionais
Leia o texto seguinte, sobre a questão das migrações internacionais e dos refugiados.
 
Em relação ao passado, há pelo menos três fatores que modificaram a abordagem sobre a temática dos refugiados: o fim da guerra fria, os atentados de 11 de setembro e o acirramento dos fluxos migratórios internacionais (...) A queda do Muro de Berlim reduziu as razões ideológicas que estavam na origem do compromisso de alguns países em abrigar refugiados e refugiadas. Por sua vez, os atentados das Torres Gêmeas de Nova York provocaram um endurecimento das políticas imigratórias, inclusive aos solicitantes de proteção internacional. Finalmente, a intensificação dos fluxos migratórios, além de exarcebar medos e preconceitos xenófobos, contribui para dificultar os procedimentos de determinação da condição de refugiados.
(Marinucci, R. & Milesi, R. Migrações Internacionais Contemporâneas. Instituto Migrações e Direitos Humanos. [www. migrante.org.br]. Acessado em 02.09.2005.)
 
O texto faz referência à questão dos refugiados e das migrações internacionais. Sua leitura permite-nos afirmar que:
a) a queda do muro de Berlim e o atentado das Torres Gêmeas de Nova Iorque, por terem a mesma motivação ideológica, provocaram o endurecimento na concessão de asilo a refugiados.
b) o compromisso de alguns países em abrigar refugiados durante a Guerra Fria decorria da orientação político-ideológica, por isso as concessõesde abrigo ocorriam entre os países de um mesmo bloco político-ideológico.
c) os preconceitos xenófobos contra refugiados decorrem do fato de que estes têm sido responsabilizados por ataques terroristas recentes, ocorridos em países receptores de migrantes.
d) o aumento do fluxo migratório, baseado sobretudo em razões de ordem econômica, fez endurecer as políticas de recepção, o que acaba se refletindo na redução de concessões de asilo a refugiados.
e) com o fim da Guerra Fria e a redução dos conflitos armados, quase não há populações na condição de refugiados e sim migrantes econômicos que se “disfarçam” de refugiados para entrarem legalmente em outros países.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 39
Nas últimas décadas, as Forças Armadas brasileiras alteraram a distribuição do efetivo militar no país. Isso decorre da ...
UFSCar - Bio, Fís e Geo 2007 – Questão 22
A partir da observação do mapa, assinale a opção correta. ...
Base dudow 2000 – Questão 3
As feiras da Idade Média constituíram-se: a) instrumentos de comércio local das cidades para o abastecimento do cotidiano dos seus habitantes; b) áreas exclusivas de câmbio das diversas moedas Europeias; c) locais de comércio de amplitude continental que dinamizaram a economia da época; d) locais fixos de comercialização da produção dos feudos; e) instituições carolíngias para renascimento com as invasões no Mediterrâneo.
Base dudow 2000 – Questão 62
Observe abaixo o mapa físico da Europa. ...
Base dudow 2000 – Questão 69
São Paulo e Rio de Janeiro, unidos de forma econômica recebem o título de: a) Metrópoles Nacionais b) Megalópole c) Metrópoles Globais d) Conurbação e) Centro do país