UFRGS - Química 2011 – Questão 43

Ciências da Natureza / Química / Termoquímica / Lei de Hess
A Lei de Hess, elaborada pelo químico suíço Germain Henry Hess em 1840, afirma, em terminologia moderna, que a variação de entalpia de uma reação química depende apenas dos reagentes de partida e dos produtos finais, e não depende do número de etapas ou intermediários necessários para a conversão dos primeiros nos últimos.
A respeito da Lei de Hess, considere as seguintes afirmações.
I - O metabolismo de um mol de glicose no organismo, formando gás carbônico e água, e a combustão de um mol de glicose num calorímetro liberam a mesma quantidade de calor.
II - Se numa reação de isomerização o conteúdo de entalpia do produto for inferior ao do reagente, a reação será exotérmica.
III - Há sempre a mesma variação de entalpia para uma dada reação de combustão de hidrocarbonetos, não importando se a água formada for líquida ou gasosa.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UFSJ CG menos linguagens 2012 – Questão 45
Um frasco contendo 1,0 L de água oxigenada de concentração 1,0 mol/L foi armazenado incorretamente e verificou-se a eliminação de 8 g de O2. Sabendo-se que na decomposição de água oxigenada são produzidos H2O e O2, a porcentagem de água oxigenada decomposta é igual a a) 50 b) 25 c) 10 d) 8
FUVEST 2009 – Questão 69
A pólvora é o explosivo mais antigo conhecido pela humanidade. Consiste na mistura de nitrato de potássio, enxofre e carvão. Na explosão, ocorre uma reação de oxirredução, formando-se sulfato de potássio, dióxido de carbono e nitrogênio molecular. Nessa transformação, o elemento que sofre maior variação de número de oxidação é o a) carbono. b) enxofre. c) nitrogênio. d) oxigênio. e) potássio.
Base dudow 2000 – Questão 61
(PUCcamp-SP) O NH4ClO4, propelente sólido de foguetes e NaHCO3, de comercialização controlada para restringir a produção do “crack”, são, respectivamente, os compostos: a) clorato de amônia e carbeto de sódio. b) Perclorato de amônio e hidrogenocarbonato de sódio. c) Hipoclorito de amônio e oxalato ácido de sódio. d) Clorito de amônia e carbonato de sódio. e) Cloridrato de amônia e bicarbonato de sódio.
Base dudow 2000 – Questão 21
O chá da planta Bidens pilosa, conhecida vulgarmente pelo nome de picão, é usado para combater icterícia de recém-nascidos. Das folhas dessa planta, é extraída uma substância química, cujo nome oficial é 1-fenilepta-1,3,5-triino e cuja...
UFRGS - Química 2011 – Questão 33
Para retirar manchas de roupas coloridas, existe, no mercado, um produto alvejante sem cloro, cuja eficácia está associada ao seu "poder O2". O principal componente desse produto é o percarbonato de sódio, cuja fórmula é 2Na2CO3.3H2O. ...