UFPR 2019 – Questão 76

Ciências Humanas / História
A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade.A partir do exposto acima, é correto afirmar:
a) Juntamente com a razão, a imaginação e a sensibilidade são fatores indispensáveis para a nossa apreensão do mundo e das coisas.
b) A estética é o campo da filosofia que se ocupa da relação entre o pensamento e a religião.
c) Na estética, a razão predomina sobre a sensibilidade e a imaginação.
d) O sublime e o agradável devem ser apreendidos de forma objetiva pelo raciocínio lógico.
e) Na estética não há lugar para a razão, visto que ela se baseia na sensibilidade e na imaginação.

Veja outras questões semelhantes:

UFU 2019 – Questão 13
A partir do século XI, observa-se em várias localidades da Europa Ocidental uma intensificação das atividades comerciais. Dentre os fatores que explicariam esse “renascimento comercial”, analise as informações abaixo. ...
Base dudow 2000 – Questão 9
Os novos descobrimentos portugueses, a partir do século XV, significaram principalmente: ...
Base dudow 2000 – Questão 17
Considere a ilustração. ...
ENEM 3ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 43
A teoria da democracia participativa é construída em torno da afirmação central de que os indivíduos e suas instituições não podem ser considerados isoladamente. A existência de instituições representativas em nível nacional não basta...
Base dudow 2000 – Questão 21
Marque a alternativa correta sobre o Estado Absolutista. a) poder político centralizado na pessoa do monarca; b) a Teoria do Direito Divino limitava o poder dos reis; c) a Revolução Francesa contribuiu decisivamente para o fortalecimento do Absolutismo; d) apresentava características republicanas e democráticas; e) o fundamento filosófico do Estado Absolutista era o Iluminismo.