UFPR 2018 – Questão 5

Linguagens / Português
A crise final da escravidão, no Brasil, deu lugar ao aparecimento de um modelo novo de resistência, a que podemos chamar quilombo abolicionista. No modelo tradicional de resistência à escravidão, o quilombo-rompimento, a tendência dominante era a política do esconderijo e do segredo de guerra. Por isso, esforçavam-se os quilombolas exatamente para proteger seu dia a dia, sua organização interna e suas
lideranças de todo tipo de inimigo, curioso ou forasteiro, inclusive, depois, os historiadores.
Já no modelo novo de resistência, o quilombo abolicionista, as lideranças são muito bem conhecidas,
cidadãos prestantes, com documentação civil em dia e, principalmente, muito bem articulados politicamente. Não mais os grandes guerreiros do modelo anterior, mas um tipo novo de liderança, uma espécie de instância de intermediação entre a comunidade de fugitivos e a sociedade envolvente. Sabemos hoje que a existência de um quilombo inteiramente isolado foi coisa rara. Mas, no caso dos quilombos abolicionistas, os contatos com a sociedade são tantos e tão essenciais que o quilombo encontra-se já internalizado, parte do jogo político da sociedade mais ampla.
(Quilombo abolicionista–cap. 1; p. 11.SILVA, Eduardo:
As Camélias do Leblon e a abolição da escravatura : uma investigação de história cultural. SP: Cia das Letras, 2003.)
Com base no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Segundo o autor, a organização quilombola, no período pré-abolição, não era constituída exclusivamente como modelo de resistência belicoso.
b) As lideranças de ambos os tipos de organização quilombola apontados no texto eram ocupadas por indivíduos de prestígio na sociedade circundante.
c) Cada um dos tipos de quilombo apontados pelo autor do texto, no Brasil, tinha estratégias e finalidades diferentes.
d) Quilombos inteiramente isolados não eram tão comuns, segundo Silva, contrariamente ao que sempre se acreditou.
e) Os chamados quilombos abolicionistas eram mais integrados à sociedade circundante, mantendo com ela uma estreita relação.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2013 – Questão 1
Leia o texto a seguir. ...
UFPR 2018 – Questão 35
Uma certa espécie química A, quando em solução, reage rapidamente com oxigênio molecular dissolvido e é degradada por de. A velocidade dessa reação segue a lei da velocidade v =K[A]. O gráfico que representa de forma adequada a relação entre a concentração da espécie A em solução com o decorrer da reação é: a) b) c) d) e)
UFPR 2010 – Questão 25
Na década de 1990 foram descobertas, no genoma de aves e mamíferos, inúmeras sequências de DNA que tinham grande similaridade com os retrovírus infecciosos e por isso foram denominadas retrovírus endógenos (RVEs). Sabemos hoje que esses...
FAMEMA 2020 – Questão 6
O objetivo do texto é a) analisar o impacto no aumento do ICMS para as políticas públicas educacionais. b) examinar práticas que visem à melhoria das condições de ensino do país. c) criticar a falta de políticas públicas em educação para atender os estados brasileiros. d) contestar os resultados de práticas educacionais chamadas de inovadoras no país. e) descrever as condições do ensino no Ceará, afetado pelas restrições de renda.
UEL 2017 – Questão 15
Releia as frases a seguir, extraídas da crônica. ...