UFPR 2018 – Questão 5

Linguagens / Português
A crise final da escravidão, no Brasil, deu lugar ao aparecimento de um modelo novo de resistência, a que podemos chamar quilombo abolicionista. No modelo tradicional de resistência à escravidão, o quilombo-rompimento, a tendência dominante era a política do esconderijo e do segredo de guerra. Por isso, esforçavam-se os quilombolas exatamente para proteger seu dia a dia, sua organização interna e suas
lideranças de todo tipo de inimigo, curioso ou forasteiro, inclusive, depois, os historiadores.
Já no modelo novo de resistência, o quilombo abolicionista, as lideranças são muito bem conhecidas,
cidadãos prestantes, com documentação civil em dia e, principalmente, muito bem articulados politicamente. Não mais os grandes guerreiros do modelo anterior, mas um tipo novo de liderança, uma espécie de instância de intermediação entre a comunidade de fugitivos e a sociedade envolvente. Sabemos hoje que a existência de um quilombo inteiramente isolado foi coisa rara. Mas, no caso dos quilombos abolicionistas, os contatos com a sociedade são tantos e tão essenciais que o quilombo encontra-se já internalizado, parte do jogo político da sociedade mais ampla.
(Quilombo abolicionista–cap. 1; p. 11.SILVA, Eduardo:
As Camélias do Leblon e a abolição da escravatura : uma investigação de história cultural. SP: Cia das Letras, 2003.)
Com base no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Segundo o autor, a organização quilombola, no período pré-abolição, não era constituída exclusivamente como modelo de resistência belicoso.
b) As lideranças de ambos os tipos de organização quilombola apontados no texto eram ocupadas por indivíduos de prestígio na sociedade circundante.
c) Cada um dos tipos de quilombo apontados pelo autor do texto, no Brasil, tinha estratégias e finalidades diferentes.
d) Quilombos inteiramente isolados não eram tão comuns, segundo Silva, contrariamente ao que sempre se acreditou.
e) Os chamados quilombos abolicionistas eram mais integrados à sociedade circundante, mantendo com ela uma estreita relação.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2013 – Questão 31
Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
UNICAMP 2015 – Questão 68
“Robótica não é filme de Hollywood’, diz Nicolelis sobre o exoesqueleto. ...
UFPR 2010 – Questão 23
Considere os seguintes cruzamentos entre humanos: Com base nesses cruzamentos, é correto afirmar que a anomalia presente nos indivíduos assinalados em preto é causada: a) por um gene autossômico dominante. b) por um gene dominante ligado ao cromossomo X. c) por um gene autossômico recessivo. d) pela ação de um par de genes recessivos ligados ao cromossomo Y. e) pela ação de dois pares de genes dominantes com interação epistática.
UNIFESP 2019 – Questão 1
A fala “Demora, mas eles aprendem.” (3.o quadrinho)sugere que o anjo, a propósito das afirmações do personagem retratado nos dois primeiros quadrinhos, a) não tem uma opinião formada sobre elas. b) concorda com elas. c) nota uma contradição entre elas. d) não dá importância a elas. e) considera-as pessimistas.
Base dudow 2000 – Questão 61
Indique a alternativa em que a palavra destacada tem o mesmo sentido que flanar: a) Suas lorotas eram de enfadar a gente. b) É preferível poupar hoje, para ter amanhã. c) Vi-o estreitar seus valores pela vida. d) Não é permitido vagabundear pelos corredores. e) Se alguém girar a maçaneta, logo estará na sala.