UFPR 2011 – Questão 66

Ciências da Natureza / Física / Lançamento de Projéteis
No último campeonato mundial de futebol, ocorrido na África do Sul, a bola utilizada nas partidas, apelidada de Jabulani, foi alvo de críticas por parte de jogadores e comentaristas. Mas como a bola era a mesma em todos os jogos, seus efeitos positivos e negativos afetaram todas as seleções. Com relação ao movimento de bolas de futebol em jogos, considere as seguintes afirmativas:
1. Durante seu movimento no ar, após um chute para o alto, uma bola está sob a ação de três forças: a força peso, a força de atrito com o ar e a força de impulso devido ao chute.
2. Em estádios localizados a grandes altitude em relação ao nível do mar, a atmosfera é mais rarefeita, e uma bola, ao ser chutada, percorrerá uma distância maior em comparação a um mesmo chute no nível do mar.
3. Em dias chuvosos, ao atingir o gramado encharcado, a bola tem sua velocidade aumentada.
4. Uma bola de futebol, ao ser chutada obliquamente em relação ao solo, executa um movimento aproximadamente parabólico, porém, caso nessa região haja vácuo, ela descreverá um movimento retilíneo.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. 

Veja outras questões semelhantes:

UFPR 2016 – Questão 68
Produtores de frutas utilizam permanganato de potássio para desencadear a reação representada pela seguinte equação: Permanganato de potássio + Etileno → Óxido de manganês + Gás carbônico + Hidróxido de potássio O objetivo de colocar as frutas em contato com o permanganato de potássio é: a) acelerar seu crescimento. b) retardar seu amadurecimento. c) alterar seu sabor. d) modificar sua cor. e) reduzir a quantidade de sementes.
UFPR 2017 – Questão 3
Ser “quase um ponto fora da curva”(ref,2) significa: a) ser rochoso. b) ser gasoso. c) levar poucos dias para completar a órbita. d) orbitar em torno de uma estrela diferente do Sol. e) estar em um estágio pouco avançado de conhecimento de sistemas planetários.
UFPR 2011 – Questão 5
No Texto 1, o autor: a) explicita como a relação homem/natureza era percebida no século XVI. b) critica a atitude dos ingleses que colonizaram a América do Norte. c) lamenta a profunda mudança na agricultura ocorrida ao longo de quatro séculos. d) aponta a primazia do conceito de natureza sobre o de cultura no século XVI. e) mostra-se saudosista quanto à concepção da relação com a natureza antropocêntrica e fundamentada na Bíblia.
UFPR 2011 – Questão 36
O esquema ao lado é ...
UFPR 2019 – Questão 21
Pode-se representar o número de indivíduos de cada nível trófico por uma pirâmide de números. O diagrama a baixo representa uma pirâmide de números. ...