UFMG 2014 – Questão 21

Ciências Humanas / História
Em 1º de dezembro de 1955, a costureira negra Rosa Parks chegou ao seu limite. Mais num desabafo espontâneo do que por cálculo, ela se recusou a ceder seu assento num ônibus da cidade de Montgomery, no Alabama, a um homem branco. Rosa – que morreu no último dia 24, aos 92 anos de idade – foi presa, fichada, pagou multa de 14 dólares e mudou a história americana. Seu protesto solitário pôs fogo no sul dos Estados Unidos, (...)
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: jun. 2013.
 
Nesse texto, a mudança na história estado-unidense diz respeito ao
a) “banho de sangue” que manchou a história do país, uma vez que a população branca opôs grande resistência a qualquer reconhecimento de direito aos negros.
b) desencadeamento da luta dos negros estado unidenses pelos direitos civis, levando à instalação dos programas de políticas afirmativas.
c) fim do sistema de apartheid, que separava negros e brancos em territórios incomunicáveis nas grandes cidades estado-unidenses.
d) reconhecimento do direito da população negra ao usufruto do transporte público pelos norte-americanos brancos em todo território do país.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2005 – Questão 43
...
UEL 2009 – Questão 9
A expansão imperial romana resultou, a partir do século I d.C., na utilização do trabalho escravo em grande escala e no aumento significativo do número de plebeus desocupados, aos quais se juntaram levas de pequenos agricultores arruinados....
Base dudow 2000 – Questão 59
Relacione o texto às proposições a seguir colocadas, assinalando a correta: ...
Base dudow 2000 – Questão 5
Quando Jean-Jacques Rousseau desenvolveu a teoria do contrato social em obra clássica, não estava sendo o primeiro a afirmar que o Estado surge de um acordo de vontades. Antes dele, Thomas Hobbes já desenvolvera teoria semelhante. Existe, porém,...
FGV 2017 – Questão 46
No período colonial, porém, as Câmaras foram, para além da defesa de interesses locais e pontuais, os órgãos de execução das determinações régias, mas, principalmente, mesmo que na defesa dos interesses dos colonos, elementos fundamentais...