UFMG 2010 – Questão 14

Ciências da Natureza / Física / Dilatação Térmica / Dilatação Volumétrica
Dois copos de vidro colocados um dentro do outro ficaram presos, como mostrado nesta figura:
 
Para separar os dois, sem perigo de quebrá-los, pensou-se nestes quatro procedimentos:
I. Colocar água quente apenas dentro do copo A.
II. Mergulhar o fundo do copo B em água quente.
III. Mergulhar ambos os copos em água quente.
IV. Mergulhar o fundo do copo B em água fria.
É CORRETO afirmar que, entre esses quatro procedimentos, o único que permite separar os copos sem quebrá-los é o
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UFMG 2010 – Questão 15
Um pente, previamente utilizado para pentear cabelos secos e limpos, adquire a capacidade de atrair pedacinhos de papel picado, como mostrado nesta figura: ...
UFMG 2013 – Questão 47
A doença que pode ser contraída ao se ingerir água não tratada é a a) amebíase. b) dengue. c) febre amarela. d) malária.
UFMG 2014 – Questão 45
Analise esta imagem: Disponível em: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital. Acesso em: junho de 2013. (Adaptada) É CORRETO afirmar que o fenômeno representado na imagem pode causar a) aumento da quantidade de ozônio no ar. b) aumento de espécies aquáticas. c) diminuição do crescimento das plantas. d) diminuição do processo de corrosão natural.
UFMG 2015 – Questão 58
Dois irmãos preparam suas xícaras de achocolatado pela manhã. Um deles gosta de beber a bebida gelada (temperatura menor do que a do ambiente), enquanto o outro gosta dessa bebida quente (temperatura maior do que a do ambiente). Ambos deixam as...
UFMG 2011 – Questão 8
A água é uma substância importante para a sobrevivência dos seres vivos. Considerando-se essa afirmativa, é CORRETO afirmar que a água a) é usada como fonte de energia pelos animais e plantas. b) está envolvida no controle fisiológico da temperatura de muitos animais. c) fornece oxigênio de suas moléculas para a respiração dos peixes. d) representa cerca de 10% do peso de uma pessoa adulta.