UFLA-II 2021 – Questão 5

Ciências Humanas / Geografia
Observa-se quanto ao histórico da urbanização brasileira e à configuração de suas regiões metropolitanas, um processo de desconcentração da produção industrial a partir da década de 1970, até então muito concentrada na metrópole paulista.
Foram fatores determinantes desse processo, EXCETO:
a) Perda de vantagens comparativas da produção em virtude dos altos custos de produção advindos de salários elevados (organização coletiva).
b) A implantação do 2º PND (Plano Nacional de Desenvolvimento) entre 1975 e 1979, que instituía uma política econômica de descentralização explícita.
c) O avanço da industrialização ocorrido no Acre em razão dos investimentos feitos em infraestrutura de transportes e em geração de energia, além dos incentivos fiscais concedidos.
d) Expansão da infraestrutura do estado de São Paulo, que descentralizou as atividades industriais e acabou por patrocinar investimentos que favoreceram o setor de serviços.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2010 – Questão 70
A questão está relacionada à forma de relevo e ao mapa do estado de São Paulo. (Dirce M.A.Suertegaray. Terra: feições ilustradas, 2003) A forma de relevo é encontrada no estado de São Paulo, na área indicada no mapa, pela letra a) A. b) B. c) C. d) D. e) E.
UFMG 2010 – Questão 35
Com base nos dados contidos nesse gráfico e em outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que ...
UFPR 2013 – Questão 34
Planícies são ambientes geomorfológicos que apresentam relevo plano, ou suavemente ondulado, com dimensões variadas, onde são predominantes os processos de deposição e acumulação de sedimentos. Planícies aluviais são aquelas formadas por...
FUVEST 2016 – Questão 67
O vento é o movimento do ar em relação à superfície terrestre. Ele se deve à existência de gradientes de pressão atmosférica, e sua distribuição é representada pelas isóbaras (linhas com o mesmo valor de pressão atmosférica). O vento...
PUC -SP 2019 – Questão 50
A Batalha de Cerro Corá, juntamente com a morte do líder paraguaio Francisco Solano López, marcaram o fim da Guerra do Paraguai. Em abril de 2020, esse fato histórico completará 150 anos. Diversas interpretações, julgamentos e críticas já...