UFABC 2009 – Questão 60

Ciências Humanas / História / A Era Vargas / Governo Provisório
Em 1930, o Brasil era um país agrícola, muito diferente do que conhecemos. Dependia quase que totalmente da venda do café no exterior, produto responsável por quase toda a riqueza nacional (69% das exportações brasileiras). O Brasil respondia sozinho por 60% da produção mundial do café, de forma que problemas com o produto no mercado internacional eram, na época, quase que exclusivamente uma preocupação brasileira.
(Maria Celina D’Araujo. A Era Vargas)  
 
O texto revela aspectos que caracterizaram a economia brasileira em grande parte do periodo da Primeira Republica (1889-1930). Nos primeiros anos do governo de Getulio Vargas, a situação econômica sofreu mudanças porque
a) a economia cafeeira perdeu destaque no mercado mundial, já que o governo federal adotou medidas para dificultar as exportações de café.
b) os preços internacionais do café caíram vertiginosamente e, para proteger o produto, o governo comprou os estoques de fazendeiros e os destruiu.
c) o mercado mundial ficou superaquecido, o que exigiu aumento de investimentos governamentais para intensificar a produção de café.
d) a política econômica do presidente passou a beneficiar os setores industriais, prejudicando os produtores de café, levando-os à falência.
e) o café passou a ser considerado moeda corrente nas transações comerciais brasileiras, pois o seu preço era estável no mercado mundial.
 
 

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2008 – Questão 21
O conjunto "Quatro Cordas" utiliza quatro importantes instrumentos de corda: o violão, o violino, o violoncelo e a harpa. No instante em que eles tocam a mesma nota de determinada oitava, com igual intensidade sonora, é possível identificar o som de cada instrumento porque apresenta diferente: a) volume. b) frequência. c) timbre. d) amplitude. e) altura.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 73
Quando Getúlio Vargas se suicidou, em agosto de 1954, o país parecia à beira do caos. Acuado por uma grave crise política, o velho líder preferiu uma bala no peito à humilhação de aceitar uma nova deposição, como a que sofrera em...
FUVEST 2009 – Questão 28
“Da armada dependem as colônias, das colônias depende o comércio, do comércio, a capacidade de um Estado manter exércitos numerosos, aumentar a sua população e tornar possíveis as mais gloriosas e úteis empresas.” Essa afirmação do duque de Choiseul (1719-1785) expressa bem a natureza e o caráter do a) liberalismo. b) feudalismo. c) mercantilismo. d) escravismo. e) corporativismo.
Base dudow 2000 – Questão 60
Como general, cônsul e, depois, imperador, Napoleão Bonaparte transformou a França de um país sitiado numa potência expansionista com influência em todo o continente europeu. No entanto, a expansão francesa com seus ideais burgueses encontrou...
FUVEST 2006 – Questão 33
Vegetius, escrevendo no século IV a.C., afirmava que os romanos eram menos numerosos que os gauleses, menores em tamanho que os germanos, mais fracos que os espanhóis, não tão astutos quanto os africanos e inferiores aos gregos em inteligência...