UFABC 2009 – Questão 60

Ciências Humanas / História / A Era Vargas / Governo Provisório
Em 1930, o Brasil era um país agrícola, muito diferente do que conhecemos. Dependia quase que totalmente da venda do café no exterior, produto responsável por quase toda a riqueza nacional (69% das exportações brasileiras). O Brasil respondia sozinho por 60% da produção mundial do café, de forma que problemas com o produto no mercado internacional eram, na época, quase que exclusivamente uma preocupação brasileira.
(Maria Celina D’Araujo. A Era Vargas)  
 
O texto revela aspectos que caracterizaram a economia brasileira em grande parte do periodo da Primeira Republica (1889-1930). Nos primeiros anos do governo de Getulio Vargas, a situação econômica sofreu mudanças porque
a) a economia cafeeira perdeu destaque no mercado mundial, já que o governo federal adotou medidas para dificultar as exportações de café.
b) os preços internacionais do café caíram vertiginosamente e, para proteger o produto, o governo comprou os estoques de fazendeiros e os destruiu.
c) o mercado mundial ficou superaquecido, o que exigiu aumento de investimentos governamentais para intensificar a produção de café.
d) a política econômica do presidente passou a beneficiar os setores industriais, prejudicando os produtores de café, levando-os à falência.
e) o café passou a ser considerado moeda corrente nas transações comerciais brasileiras, pois o seu preço era estável no mercado mundial.
 
 

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2009 – Questão 53
...
Base dudow 2000 – Questão 38
Foi regulamentada a atividade dos jogadores estrangeiros no Brasil, não pelas entidades do futebol e sim pelo DIP. De fato, segundo a imprensa carioca, “os jogadores estrangeiros só poderão ingressar no futebol brasileiro desde que tenham...
FUVEST 2007 – Questão 41
No Brasil, os escravos: ...
Base dudow 2000 – Questão 22
Dentre os objetivos do movimento revolucionário de 1930, que conduziu ao poder Getúlio Vargas, apontamos: ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 67
A grande maioria dos países ocidentais democráticos adotou o Tribunal Constitucional como mecanismo de controle dos demais poderes. A inclusão dos Tribunais no cenário político implicou alterações no cálculo para a implementação de...